Projecto de Investigação – Acção II

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

Esta unidade curricular decorrerá sob orientação tutorial (sessões presencias e e-learning) tendo por
finalidade a reformulação do Projecto de Investigação-Acção no mesmo contexto do semestre anterior (3º
semestre). Serão realizadas sessões de trabalho sob a forma de seminários, sessões de reflexão individual e
em grupo, onde os mestrandos apresentarão relatórios intermédios, que reflictam o trabalho desenvolvido, no
âmbito da sua intervenção.
O processo de avaliação decorrerá de acordo com os regulamentos em vigor na Escola Superior de Educação
de Coimbra. Os mestrandos serão avaliados através dos relatórios intermédios apresentados nas sessões
tutoriais/e-learning (40%), e através de um relatório final, que será alvo de uma apresentação pública (60%).

Resultados de Aprendizagem

1. Dominar os pressupostos metodológicos da investigação-acção que lhe permita intervir no âmbito do Jogo
e da Motricidade Infantil.
Competências:
1. Redimensionar o projecto de investigação-acção desenvolvido na unidade curricular do semestre anterior
(3º semestre), com base no relatório elaborado pelo mestrando.
2. Adoptar o novo plano de acção no mesmo contexto do trabalho desenvolvido na unidade curricular anterior.
3. Reflectir sobre todo o processo metodológico de investigação-acção levado a cabo ao longo dos dois
semestres (3º e 4º semestres).

Programa

1. Metodologia da Investigação-Acção II
2. Métodos de pesquisa em Investigação-Acção II
3. Projecto de investigação-acção II

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação
  • - Os mestrandos serão avaliados através dos relatórios intermédios apresentados nas sessões tutoriais/e-learning (40%), e através de um relatório final, que será alvo de uma apresentação pública (60%). - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– Almeida, J. & Pinto, J. (1995). A Investigação nas Ciências Sociais. Lisboa: Presença.
– Barbier, R. (1996). La recherche action. Paris: Economica.
– Capul, M. & Lemay, M. (2003). Da Educação à Intervenção Social. Porto: Porto Editora.
– Esteves, A. (1987). A investigação-acção. in Silva, A. & Pinto, J. (1987). Metodologia das Ciências Sociais.
Porto: Afrontamento.
– Hess, R. (1983). Sociologia da Intervenção. Porto: Rés.
– Lewin, K. (1951). Field Theory in Social Science. New York: Editions Harper and Row.
– Thiollent, M. (1985). Metodologia da Pesquisa-Acção. São Paulo: Cortez.
Bibliografia específica a definir pelo orientador/tutor, de acordo com os temas dos projectos de investigaçãoacção.