Projeto de Arte e Design

NA

1.A unidade curricular de Projeto de Arte e Design, sendo de natureza teórica (27horas), teórico-prática (27 horas) e de práticas laboratoriais (105 horas), será lecionada em sessões onde serão abordados os núcleos de conteúdos previstos e promovido o apoio aos alunos no âmbito dos seus projetos ou estágios. As diversas sessões obedecerão a opções didático-pedagógicas adequadas ao cumprimento dos pressupostos programáticos e regulamentares, os quais visam a formação dos alunos nos domínios da arte e do design.
2. O processo de avaliação na unidade curricular de Projecto de Arte e Design obedecerá ao respectivo regulamento, no qual constam as condições e os parâmetros que constituem o referencial para a avaliação do desempenho de cada aluno nas diferentes componentes de formação, tendo como intervenientes os docentes da unidade curricular e um júri nomeado para o efeito.

1. Consolidar competências baseadas na reflexão crítica, visando a construção de conhecimento numa perspetiva interdisciplinar centrada na Arte e no Design.
2. Adotar novas linguagens, mobilizadoras de novas perspetivas de diálogo entre as obras de Arte e de Design contemporâneas.

3. Favorecer a integração de novas formas de interação e aquisição de saberes, a partir de ecologias relacionais que privilegiem o aprofundamento conceptual.
4. Valorizar a implementação de estudos avançados de conceção e projetação, tendo por referência processos autónomos de inovação e criação contemporâneas em contextos físicos, sociais e culturais diferenciados.

ARTE
1. Arte contemporânea: cultura visual, pluralismo e dimensões local/global.
2. As disciplinas da criação artística: problemas de produção e apresentação públicas.
3. As linguagens da arte, intervenção e apresentação públicas em diferentes contextos: os museus da arte contemporânea e os centros de arte, as galerias e os espaços alternativos independentes.
4. Diversas abordagens de investigação e desenvolvimento ao projeto de arte contemporânea.

DESIGN
1.Design e identidade: dimensão cultural(izante).
2. (Inter)Disciplinaridade do design: ética e responsabilidade.
3. Estudos, programas e projetos de design em multicontexto.
4. Metodologias de pesquisa em design.

Aval. Contínua
  • - elementos de avaliação contínua - 100.0%

Caeiro, M. (2014). Arte na cidade. Lisboa: Circulos de Leitores. Cartiere, C.; Willis, S. (2008). The Practice of Public Art, Nova Iorque: Routledge.
Foster,Hal (2007) (Dis)Engaged Art. in Right About Now: Art &Theory since the 1990´s. Amsterdam: Valiz,pp.72-85.
Flusser, V. (2008). O mundo codificado. São Paulo: Cosac Naify. Martin, S. (2006). Video Art. Koln: Tachen. Matzner, F. (2004). Public art : A reader. Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz, cop.
Oiticica, H. (2012). Museu é o mundo. Rio de Janeiro: Azougue Editora.
Paiva, B. (2012). Design e Urbanidade – CumpliCidades do Programa Polis. Tese de Doutoramento. Lisboa: FAUL Phillips, P. (2009). Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Editora Blucher.
Quaresma, J. (2010) Arte Pública e Reconhecimento Mútuo”, in Efervescência Urbana, Artística e Literária de um Lugar. Lisboa: FBAUL/CIEBA.Ursprung, Philip (2012) De Observador a Participante: No estúdio de Olafur Eliasson. In Studio Olafur Elliasson. Colónia: Taschen.