Projeto Integrador e Competências Transversais II

Para um Projeto Integrador e Competências Transversais no curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, os estudantes devem ter algum conhecimento básico nas seguintes áreas:

1. Fundamentos de eletrónica e circuitos elétricos: os estudantes devem ter uma compreensão básica dos princípios de circuitos elétricos e eletrónicos, incluindo resistências, condensadores, bobines, diodos e transistores.

2. Programação: os estudantes devem ter uma compreensão básica de pelo menos uma linguagem de programação, como C, C++ ou Python, para poder programar os dispositivos eletrónicos e os sistemas de computação.

3. Fundamentos de redes de computadores: os estudantes devem entender os princípios básicos de redes de computadores, incluindo protocolos de comunicação, topologias de rede e segurança da rede.

4. Fundamentos de sistemas digitais: os estudantes devem ter uma compreensão básica dos princípios de sistemas digitais, incluindo lógica combinacional e sequencial, sistemas de tempo discreto, e codificação de dados.

5. Habilidades de gestão de projetos: os estudantes devem ter habilidades básicas de gestão de projetos, incluindo planeamento, orçamento, gestão do tempo e o risco.

Durante o desenvolvimento e avaliação do projeto, os alunos têm a oportunidade de trabalhar diferentes conjuntos de Competências Transversais. Embora a natureza destas competências dependa do projeto específico, em geral os alunos terão a oportunidade de desenvolver: i) Pensamento Crítico e Inovador (Criatividade, Estratégias de Resolução de Problemas); ii) Habilidades Intrapessoais (autodisciplina, entusiasmo, perseverança) , motivação pessoal) e iii) Habilidades Interpessoais (comunicação, organização, decisão, iniciativa, apresentação oral, redação).

Projeto Integrador tem a duração de um semestre onde é desenvolvido um projeto na área da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores aplicado às cidades sustentáveis.

Os objetivos de aprendizagem dependerão do projeto específico, mas, em geral, os estudantes deverão:

Aplicar os conhecimentos adquiridos na licenciatura no desenvolvimento de um projeto científico, tecnológico, de forma a estender os seus conhecimentos a áreas não cobertas na licenciatura, tais como pesquisar, obter, compilar e resumir informações (científicas, técnicas) relevantes para o projeto. Saber planear e executar experiências, analisar e interpretar dados, desenvolver modelos matemáticos, realizar simulações em computador e protótipos funcionais. Desenvolver competências intrapessoais, interpessoais e de pensamento crítico e inovador.

Alguns objetivos comuns incluem:

Desenvolver habilidades de trabalho em equipa e colaboração através da realização de um projeto em grupo.

Aprender a gerir o projeto e lidar com problemas e desafios que surgem durante o processo.

Desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas para lidar com situações imprevistas.

Aprender a lidar com diferentes perspectivas e opiniões, e a comunicar de forma eficaz com os membros do grupo e os interessados no projeto.

Aprender a usar ferramentas e tecnologias relevantes para o projeto, como o Arduino entre outros.

Algumas competências transversais comuns que podem ser desenvolvidas incluem:

Habilidades de comunicação e escrita eficazes

Habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico

Habilidades de gerenciamento de tempo e organização

Habilidades de liderança e trabalho em equipa

Habilidades de adaptabilidade e flexibilidade.

Escrever e apresentar oralmente e discutir um relatório técnico.

1. Como planear e implementar um projeto baseado em plataformas de desenvolvimento rápido de aplicações/sistemas (e.g.  Arduino).

2. Gerir o tempo de execução de um projeto e o trabalho numa equipa

(distribuição de tarefas e recurso a métodos de gestão de equipas/projetos)

3. Estruturar e escrever um texto técnico/relatório, usando normas de referenciação

4. Planeamento e execução prática de um projeto usando conhecimentos das UCs do 3º e 4º semestre