Psicoacústica

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos base de: anatomo-fisiologia do sistema auditivo, acústica, audiologia clínica e meios técnicos de reabilitação auditiva.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas, aplicações práticas no laboratório, demonstrações e simulações audio, audiovisuais e interativas, exploração de sites científicos e de softwares/aplicações, jogos didácticos, visualização de documentários e análise artigos científicos na área da psicoacústica.
Atendimento aos alunos no gabinete da docente/ou à distância e apoio na pesquisa de bibliografia para os trabalhos.

Resultados de Aprendizagem

Definir os vários fenómenos psicoacústicos e relacionar os conceitos de Psicoacústica e sua aplicação prática em Audiologia.
Adquirir os conhecimentos básicos em Psicoacústica como:
Definir perceção, psicoacústica e descrever os métodos psicofísicos.
Definir os vários tipos de limiar.
Definir as aptidões de processamento temporal dos sons e a sua relação com a duração dos sons e outras variáveis.
Definir gama dinâmica de audição: audição normal e perda auditiva.
Definir curvas de igual nível de loudness, e as variáveis que influenciam o loudness.
Definir phone e sone e relacionar dB SPL com phones e sones.
Enumerar os fatores que influenciam a fadiga auditiva (perda auditiva temporária), a adaptação auditiva e a habituação auditiva.
Definir recrutamento auditivo, enumerar e descrever os diferentes métodos de pesquisa de recrutamento auditivo.
Definir mel e relacionar com a frequência, e definir as teorias de perceção do pitch.
Definir banda crítica e psychoacoustic tuning curve e relacionar banda crítica com o efeito de máscara.
Descrever os padrões de mascaramento.
Descrever como localizamos a direção e a distância das fontes sonoras, e descrever os conceitos, teorias e erros associados. Audição binaural.
Definir timbre e diferentes ilusões auditivas.

Programa

1h: Apresentação da Unidade Curricular e agendamento das datas de avaliação;
3h: Introdução à Psicoacústica; Métodos psicofísicos; Perceção auditiva;
3h: Sensibilidade diferencial; Gama dinâmica da audição;
3h: Perceção temporal dos sons: Resolução Temporal; Ordenação Temporal; Integração Temporal; Mascaramento Temporal;
4h: Loudness; Recrutamento Auditivo;
3h: Fadiga Auditiva; Temporary Threshold Shifts; Adaptação Auditiva; Habituação Auditiva;
4h: Pitch;
4h: Efeito de Máscara; Banda Crítica; Psychoacoustic Tuning Curves;
4h: Audição Binaural; Localização Sonora; Binaural Masking Level Differences;
4h: Timbre; Perceção da música; Ilusões Auditivas e Audiovisuais;
6h: Aplicações Práticas; Demonstrações e simulações audio e audiovisuais no âmbito da psicoacústica;
3h: Apresentação de trabalhos;
3h: Esclarecimento de dúvidas; Avaliação escrita.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Essencial:

Allen, P. (2007). Acoustics and psychoacoustics. In R. Roeser, M. Valente, & H. Hosford-Dunn. Audiology diagnosis: audiology. (2nd ed., pp. 153-180). New York: Thieme Medical Publishers, Inc.
Fastl, H. & Zwicker, E. (2007). Psychoacoustics: Facts and models. (3rd ed.). Berlin: Springer. Berlin.
Gelfand, S. A. (2009). Essentials of audiology. (3rd ed). New York: Thieme Medical Publishers, Inc.
Henrique, L. (2002). Acústica Musical. Lisboa: Serviço de Educação de Bolsas. Fundação Calouste Gulbenkian.
Hurley, R. & Fulton, S. (2007). Psychoacoustic considerations and implications for the diagnosis of (C)APD. In F. Musiek, & G. Chermak, Handbook of (Central) Auditory Processing Disorder: Auditory neuroscience and diagnosis. (pp. 13-51). San Diego: Plural Publishing, Inc.
Monteiro, L. & Subtil, J. (2018). Audiologia, som e audição das bases à clínica. (1ª ed.) Massamá: Círculo Médico.
Moore, B. (2008). An introduction to the psychology of hearing. (5th ed.). San Diego: Academic Press.
Moore, B. (2007). Cochlear hearing loss: Physiological, psychological and technical issues. (2nd ed.). Chichester: John Wiley & Sons, Lda.
Plack, C. J. (2005). The Sense of Hearing. Hove: Psychology Press.
Schnupp, J., Nelken, I., & King, A. (2011). Auditory neuroscience: Making sense of sound. Cambridge: MIT Press.
Yost, W., Popper, A., Fay, R. (2008). Auditory Perception of Sound Sources. Chicago: Springer

Recomendada:

Florentine, M., Popper, A., & Fay, R. (2011). Loudness. Springer Handbook of Auditory Research. New York: Springer.
Gelfand, S. A. (2016). Essentials of audiology. (4th ed). New York: Thieme Medical Publishers, Inc.
Gelfand, S. A. (2010). Hearing: An Introduction to Psychological and Physiological Acoustics (5th ed.). London: Informa Healthcare.
Lentz, J. J. (2020). Psychoacoustics: perception of normal and impaired hearing with audiology applications. San Diego, CA: Plural Publishing.
Moore, B. (2003). Psychoacoustics. In Rossing, TD. Springer Handbook of Acoustics. New York: Springer Science+Business Media.
Plack, C. J., Oxenham, A., Fay, R., & Popper, A. (2005). Pitch. Neural Coding and Perception. Springer Handbook of Auditory Research. New York: Springer.