Psicologia do Consumidor

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica.

Métodos de Ensino

Método expositivo dos conteúdos teóricos definidos no Programa;Análise e discussão de textos e artigos relevantes para o estudo do comportamento do consumidor;Visionamento de vídeos e respetiva discussão para ilustrar e/ou complementar alguns dos conteúdos teóricos;Exercícios de dinâmica de grupo como modo de introdução de alguns dos temas propostos.A avaliação respeitará o estabelecido no Regulamento Interno da ESEC. Os alunos poderão escolher avaliação de frequência ou avaliação por exame. A avaliação de frequência da disciplina poderá resultar da conjugação de vários elementos: provas objetivas de carácter individual, trabalhos de pesquisa e/ou aplicação (individuais ou de grupo), resolução de problemas práticos, assiduidade e qualidade da participação nas atividades letivas.O peso de cada um destes elementos na classificação final será definido com os alunos no início do semestre. A avaliação por exame constará de uma prova escrita que versará sobre toda a matéria sumariada.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer os contributos teóricos de modelos psicológicos para a descrição, explicação e compreensão do comportamento dos consumidores.

Programa

1.Introdução à Psicologia do Consumidor
1.1 Perspetiva histórica
1.2 Definição e evolução do conceito de comportamento de consumo
1.3 Enquadramento interdisciplinar
1.4 Modelos explicativos do comportamento de consumo
1.5 Estudo dos consumidores: principais medidas e instrumentos de avaliação2.Fatores explicativos do comportamento de consumo
2.1 Fatores individuais2.2 Fatores sociológicos e psicossociológicos2.3 Fatores situacionais3.Marketing, publicidade e comportamento de consumo
3.1 Implicações do estudo do consumidor na estratégia de comunicação e marketing
3.2 Marketing social como estratégia de mudança de ideias e práticas sociais
3.3 Abordagens explicativas do comportamento do consumidor face à publicidade
4.Processo de tomada de decisão no consumo
4.1 Estratégias de segmentação e posicionamento
4.2 Caraterísticas e determinantes dos processos de escolha e tomada de decisão
4.3 Enviesamentos no processo de decisão
4.4 Tomada de decisão individual, grupal e organizacional.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação de frequência
  • - Uma ou duas provas escritas de carácter individual - 60.0%
  • - Um trabalho de grupo - 30.0%
  • - Exercícios práticos realizados ao longo do semestre - 10.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Macklin, M. C. & Carlson, L. (1999). Advertising to children: Concepts and controversies. Thousands Oaks, California: Sage Publications

Bruner, G. C., James, K. E. & Hensel, P. J. (2001). Marketing scales handbook: A compilation of multi-item measures. Chicago: American Marketing Association

Hawkins, D. I., Best, R. J. & Coney, K. A. (2004). Consumer behavior: Building marketing strategy. New York: McGraw-Hill

Kotler, P. & Roberto, E. L. (1992). Marketing social: Estratégias para alterar o comportamento do público. Rio de Janeiro: Editora Campus, Lda

Solomon, M. R. (1999). Consumer behavior. New Jersey: Prentice-Hall.

Petty, R., Unnava, R. & Strathman, A. (1991). Theories of attitude change. In T. S. Robertson & H. H. Kassarjian (Eds.), Handbook of consumer behavior. Englewood Cliffs: Prentice-Hall

Lindon, D., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. & Rodrigues, J. V. (2004). Mercator XXI. Teoria e prática do marketing (10ª ed.). Lisboa: Publicações Dom Quixote