Relações com os Media

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Utilizar-se-á nesta unidade curricular uma metodologia expositiva, tomando como ponto de partida os fundamentos teóricos da disciplina. Esta metodologia será complementada pela ilustração dos princípios teóricos a partir do recurso a dados empíricos. Será feito uso de artigos científicos recentes que demostrem a aplicabilidade da teoria a situações concretas.
Os estudantes poderão escolher a modalidade de Avaliação Periódica (uma prova escrita, com o peso de 50%, e um trabalho prático, com um peso de 50%) ou Avaliação por Exame. Existe nota mínima de 8,0 valores em cada um dos elementos da Avaliação Periódica para aprovação na disciplina. A Avaliação por Exame será composta por uma prova escrita sobre toda a matéria, que constituirá 100% da nota final.

Resultados de Aprendizagem

Compreender as relações com os media numa ótica de construção da imagem e da reputação corporativa;
Conhecer modo de interação com os media, propiciando a comunicação sobre produtos, marcas e instituições;
Aquisição de competências para ações de agendamento informativo.
Capacidade de análise crítica dos processos de produção de mensagens pelos media;
Capacidade de análise crítica de uma estratégia de ação de comunicação de uma organização através dos media;
Capacidade de conceção, estruturação e operacionalização de uma estratégia de ação comunicacional através dos media.

Programa

Media e sociedade: a problemática dos efeitos
Organizações mediáticas e interligação com as fontes
Informação e acontecimentos
Inventário dos temas de informação
Seleção a informação a difundir (regras)
Que acontecimentos interessam aos jornalistas?
Explorar o acontecimento
Organização de um serviço de relações com os media
O assessor de imprensa: missão e tarefas
Ficheiros de imprensa
Dossier de imprensa
Comunicado de imprensa
Conferência de imprensa
Informação em caso de crise
Relações com os media digitais

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Deschepper, J. (1992). Saber comunicar com os Jornalistas, CETOP.

Granado, A., & Malheiros, V. (2001). Como Falar com Jornalistas sem ficar à Beira de um Ataque de Nervos, Gradiva.

Libaert, T. (2008). Le Plan de Communication: Définir et organiser votre stratégie de communication, Dunod.

Lloyd, J., & Toogood, L. (2015). Journalism and PR, News Media and Public Relatons in the Digital Age, Tauris & Co.

Mimoso, M. (2012). Jornalistas e Empresas: pistas para uma relação necessária. Cidot Portugal.

Motion, J., Heath, R. L., & Leitch, S. (2016). Social Media and Public Relations, Fake Friends and Powerful Publics. Routledge.