Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecer variáveis pessoais e sociais que afetam o desenvolvimento psicossocial; conceitos da psicologia social para compreender as relações humanas em contextos de trabalho
Métodos de Ensino
A metodologia usada tem como objetivo o desenvolvimento de competências de relacionamento interpessoal e a reflexão acerca da sua relevância para o bem-estar, sucesso profissional e cidadania dos estudantes. As metodologias são ativas, centradas nos estudantes, através de atividades e tarefas na aula. Os conteúdos programáticos são apresentados e desenvolvidos com recursos diversos. A avaliação é por frequência ou exame. A primeira decorre ao longo do semestre e pode implicar provas escritas individuais, portfolio reflexivo de aprendizagem ou projeto, individual ou de grupo. Contempla também a participação nas aulas e atividades propostas, demonstrando capacidades de reflexão crítica, iniciativa, rigor científico, organização, criatividade, envolvimento e evolução no processo.
Resultados de Aprendizagem
Competências a adquirir e/ou desenvolver visando a aplicação nos contextos académico e profissional: Relacionais e de cooperação em equipas e grupos de trabalho multidisciplinares e com públicos diversos; de gestão de conflitos; de expressão oral e comunicação; de crítica e assertividade; de resiliência; de otimismo; responsabilidade social; liderança. Conhecimentos: Conhecer variáveis pessoais e sociais que afetam o desenvolvimento psicossocial; conceitos da psicologia social para compreender as relações humanas em contextos de trabalho; métodos, estratégias e formas de relacionamento interpessoal geradoras de bem-estar; conceitos e aspetos relativos à diversidade cultural, discriminação, justiça nas relações laborais, liderança nas organizações ou a negociação de conflitos.
Programa
TEMA 1 – Auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal
Autoconhecimento: autoconceito, autoeficácia e autoestima
Inteligência emocional
Resiliência e controlo pessoal
TEMA 2 – Relacionamento interpessoal e Comunicação eficaz
Relações interpessoais no mundo profissional Comunicação e estilos relacionais
Bases da comunicação eficaz
TEMA 3 – Cooperação e Liderança
Conformismo e persuasão
Cooperação e trabalho de equipa
Liderança e qualidades dos líderes.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Participação nas aulas - 30.0%
- - Exercício de dinâmica de grupos - 20.0%
- - Projeto de grupo - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Ajzen, I. (2005). Attitudes, personality, and behavior. McGraw-Hill Education (UK).
Barbosa, L. (1998). Trabalho e Dinâmica dos Pequenos Grupos. Porto: Afrontamento.
Brander, P. (2004). Education pack: Ideas, resources, methods and activities for informal intercultural education with young people and adults. R. Gomes (Ed.). Council of Europe.
Duck, S. (1999). Relating To Others 2/E. McGraw-Hill Education (UK).
Fachada, M.O. (2012). Psicologia das relações interpessoais (2ªed.). Lisboa: Rumo.
Fritzen, S. (2002). Exercícios práticos de dinâmica de grupo. Petrópolis: Editora Vozes.
Jardim, J. (2012). 10 competências rumo à felicidade. Lisboa: Instituto Piaget
Manes, S. (2014). 83 jogos psicológicos para a dinâmica de grupos. Lisboa: Paulus.
Santiago, A. (2013). Qual a sua melhor versão? Carnaxide: Smartbook
Vala, J. & Monteiro, M. B. (2004). Psicologia social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.