Resiliência e Promoção da Qualidade de Vida

N/A

A UC será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à
apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contemplará, também, momentos de trabalho em pequenos grupos, com apoio tutorial.
Os/as alunos/as serão avaliados/as através de trabalho escrito (50%) e sua defesa oral individual (50%) sobre os conteúdos abordados na UC, que revele a extensão e profundidade dos conhecimentos teóricos adquiridos; a capacidade para refletir sobre esses mesmos conteúdos e de perspetivar/identificar soluções, alternativas e intervenções nos domínios da Educação para a Saúde.
A avaliação pode, também, ser feita através da realização de um exame escrito (100%), durante as épocas designadas para o efeito.

Distinguir as dimensões da resiliência.
•Reconhecer a natureza da resiliência no contexto da educação para a saúde.
•Analisar modelos de funcionamento humano e sua avaliação, para balizar as construções da saúde e da
qualidade de vida dos indivíduos.
•Elaborar materiais de educação para a saúde em resiliência.

•A adversidade como parte integrante da vida quotidiana do ser humano e a abordagem da resiliência: saúde humana subjectiva, pessoal e interpessoal.
•A evolução cultural e científica do binómio saúde/doença, a resiliência, sua natureza e o ciclo de vida humano.
•A abordagem não patológica do constructo de resiliência; Modelos e teorias sobre a resiliência; A resiliência ao longo da vida.
•A qualidade de vida e a felicidade.
•Prática(s) de otimização da promoção de saúde e qualidade de vida, mas também de proteção e prevenção.
•Dinamização de materiais de Educação em Resiliência e promoção da qualidade de vida e da felicidade humana.

Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Apresentação e Debate do Trabalho - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Albuquerque, A.M. e Frias, A. (2018). Resiliência Humana Neurológica: Em sociedade sou finito mas posso pensar o infinito. Revista Omnia 8(3), out., 15-26.
Albuquerque, A.M. (2005). Resiliência: contributos para a sua conceptualização e medida. (Tese de Doutoramento). Universidade de Aveiro.
Anaut, M. (2005). A resiliência: ultrapassar os traumatismos. Climepsi Editores.
Damásio, A. (2010); O livro da Consciência: a construção do cérebro consciente. Temas e Debates – círculo de leitores;
Frias, A. & Albuquerque, A.M. (2019). Espreitar a Resiliência Estrutural: de um frente-a-frente com Rutter até à Educação. OMNIA, Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes, 9 (1), abril, 8-18.
Ralha-Simões, H. (2017). Resiliência e desenvolvimento pessoal : novas ideias para compreender a adversidade. Papa-Letras.
Ralha-Simões, H. (Org.) (2018). Resiliência : novos olhares face aos desafios do nosso tempo. Edições Ex-Libris.