Seminário

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

do estado da arte sobre os mesmos. Os conteúdos teóricos serão apresentados através da exposição oral e
com apoio multimédia. As aulas teórico-práticas serão desenvolvidas através de situações de
análise/discussão a promover com base nas problemáticas em estudo, em estudos de caso, mesas redondas e
trabalhos em grupo para determinar questões problema e consequente problema de estudo.
O processo de avaliação decorrerá de acordo com os regulamentos em vigor na ESEC. A UC será avaliada por
avaliação contínua ou por exame.
Através da avaliação contínua:
a) trabalho teórico individual (40%);
b) trabalho de grupo – sessões teórico-práticas (30%).
c) oral (30%).
Através da avaliação por exame:
a) prova escrita (70%).
b) oral (30%).
Usar-se-á a plataforma e-learning da escola e documentos referenciados para estudo dos conteúdos
programáticos.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os temas e as principais linhas de investigação e projectos de pesquisa, nacionais e
internacionais, na área da Motricidade Infantil e do Jogo (MIJ), das actividades motoras lúdicas e ou
desportivas e da actividade física (AF).
2. Conhecer os resultados mais significativos da investigação nesta área, nas suas implicações teóricas e
metodológicas.
3. Aumentar o conhecimento sobre a investigação e estudos científicos publicados, abrindo vertentes e
possibilidades de pesquisa visando, num primeiro tempo, o trabalho de investigação-acção dos mestrandos.
Competências
1. Identificar as temáticas e as principais linhas de investigação sobre MIJ e do Desporto e AF, potenciando a
optimização da sua inserção nos diversos contextos profissionais.
2. Fundamentar ideias e diferentes visões com base na investigação publicada, comparando resultados e
identificando a informação relevante para a sua actividade ou a de outros utilizando vocabulário técnico e
científico específico.

Programa

1. Jogo e Motricidade Infantil: Perspectivas de Investigação e linhas de desenvolvimento
2. Jogo, Desporto e Actividade Física: Perspectivas de Investigação e linhas de desenvolvimento

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - a) trabalho teórico individual (40%); b) trabalho de grupo - sessões teórico-práticas (30%). c) oral (30%). - 100.0%
avaliação por exame
  • - a) prova escrita (70%). b) oral (30%). - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Barreiros J, Cordovil R & Carvalheiro S (2007). Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança III. Lisboa:
Edições FMH.
Bogin, B. (1999). Play and human childhood: their evolution and risks in the modern world. In C. Neto (Ed.) Play
and Community-Play & Phsycal Activity. Proceedings of XIV IPA World Conference. Lisboa: Edições FMH.
Catela D & Barreiros J (2008). Estudos de Desenvolvimento Motor da Criança I. Rio Maior: ESDRM Edições
Krebs R., Copetti F. &. Beltram T (1999). Perspectivas para o Desenvolvimento Infantil). Santa Maria – Brasil:
Edições SIEC – Santa Maria.
Neto C (1995). Motricidade e Jogo na Infância. Brasil: Editora Sprint.
Neto C (1997). Jogo e desenvolvimento da criança. Cruz Quebrada: Edições FMH.