Seminário de Estudos Teatrais

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As sessões presenciais decorrerão em torno de um tema previamente apresentado pelo docente e com base em bibliografia selecionada. As aulas dividem-se entre um período de exposição teórica e um período de debate, apoiando-se este na leitura prévia, pelos alunos, de obras ou partes de obras, acordadas com o docente para cada uma das sessões.

A avaliação contínua incidirá sobre a participação e intervenção pertinente motivadoras de debate em torno dos conteúdos discutidos em cada aula. Em cada sessão será entregue, por cada aluno, uma reflexão escrita que incidirá sobre o conteúdo abordado na aula.

Participação nas aulas 50% + reflexões escritas 50%

Avaliação por Exame – 100%

Resultados de Aprendizagem

1. Identificar diferentes correntes de pensamento relativas à conceção do teatro nas suas diferentes variáveis;
2. Estabelecer relações entre – estudo do texto, estudo da representação, contextualização histórica e outros campos do conhecimento;
3. Conhecer e analisar o objeto teatral à luz das diferentes variáveis que este possa assumir.

Programa

1. Correntes de pensamento teatral;
2. Dramaturgia, encenação e metodologias de trabalho;
3. Análise de textos dramáticos e não dramáticos relacionados com um tema particular.

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ball, D.(2008). Para a trás e para a frente. Um guia para a leitura de peças teatrais. São Paulo: Perspectiva.
Carlson, M. (2020). Palco Assombrado. O Teatro enquanto máquina de memória. Porto: Empilhadora.
Pavis, P. (2008). Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva.
Pavis, P. (1992). Theatre at the crossoards of culture. Londres: Routledge.
Ubersfeld, A. (2012). Os Termos Chave da Análise Teatral. Évora: Editora Licorne.