Seminário de Teatro e Educação

Esta unidade curricular será orientada tendo como eixo a componente de formação didática que compreende capacidades e conhecimentos relativos ao ensino da área da expressão dramática/teatro. Os conteúdos serão desenvolvidos privilegiando-se o conhecimento teórico, a análise, reflexão e prática de forma a estabelecer as suas interligações no conhecimento técnico-didático da área da Expressão Dramática/Teatro, no domínio da educação formal e não-formal. A unidade curricular pode ser realizada sob a forma de avaliação contínua ou exame.

Avaliação contínua:
1. Elaboração de duas (2) planificações de atividades para diferentes contextos (25%+25%)
2. Elaboração de um pequeno projeto de atividades dramáticas (50%)

Exame 100%

1. Identificar diferentes correntes de pensamento relativas à conceção de arte na educação.
2. Fundamentar a prática das atividades dramáticas em contexto educativo formal e não formal.
3. Conhecer e caraterizar modelos de integração das atividades dramáticas no âmbito da intervenção educativa em contextos diversos.
4. Conceber e planificar atividades dramáticas para diferentes idades em vários contextos educativos.

1. Conceções de arte na educação.
2. Competências desenvolvidas através das atividades artísticas.
3. Artes na educação: Expressão Dramática e Teatro.
4. Modelos e práticas de atividades dramáticas em diferentes contextos educativos.

Avaliação Contínua
  • - Projeto de Atividades Dramáticas - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Agirre, I. (2005). Teorías y Prácticas en Educación Artística. Barcelona: OCTAEDRO/EUB-Universidad Pública de Navarra.

Boal, A. (2003). O teatro como arte marcial. Rio de Janeiro : Garamond.

Caldas, A. P. e Vasques, Eugénia (2014). Educação Artística para um Currículo de Excelência. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Dobbs, S M. (1998). Learning in and thought art. Los Angeles: Getty Education Institute for the Arts.

Gardner, H. (1990). Art Education and Human Development. Los Angeles: Getty Center for Education in Arts.

Huidobro Valdés, M. V. G. (2008). Pedagogía Teatral: metodología ativa en el aula. Santiago: Universidad Católica de Chile.

Hunt, K.; van Water,M. & McAvoy, M. (2015). Drama and Education. New York and London: Routledge.

Lopes, M. de S. J. P.(2011). O Saber Dramático: A construção e a Reflexão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

López Valero, A. (2009). Claves para una enseñanza artístico-creativa: La Dramatización. Barcelona: Octaedro