Sexualidade, Saúde e Educação

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A abordagem científica de conceitos que integram as temáticas do programa é feita mediante: recolha, sistematização e apresentação de informação; apreciação e debate de artigos científicos, filmes,…; discussão e reflexão sobre situações problemáticas suscitadas por questões do quotidiano. Haverá lugar à conceção de materiais educativos. Está prevista a Orientação Tutorial para apoio individual e/ou em grupo. Na avaliação contínua, são considerados: desempenho individual em sala de aula no decurso das sessões, nomeadamente, através da assiduidade, pontualidade, participação e motivação dos/as estudantes (20%); elaboração de documentos escritos (40%) e apresentação de comunicações orais individuais e/ou em grupo (40%), nos quais são valorizados aspetos como estrutura e organização da informação, adequação aos objetivos, linguagem, qualidade de informação científica bem como a reflexão e atitude crítica. Avaliação por exame (100%)- prova escrita e/ou oral.

Resultados de Aprendizagem

Reconhecer a sexualidade como parte integrante do desenvolvimento harmonioso das pessoas valorizando a importância da comunicação e do envolvimento afetivo na vivência da sexualidade
•Identificar diferentes formas de expressar a sexualidade
•Respeitar as pessoas quaisquer que sejam as suas caraterísticas físicas ou orientação sexual
•Avaliar atitudes e riscos associados a determinados comportamentos sexuais
•Reconhecer a pluralidade de papéis e de atributos de cada um dos sexos
•Aprender a desconstruir o discurso dos media
•Estabelecer relações entre corpo, género e sexualidade
•Compreender a anatomia e fisiologia da Reprodução Humana
•Identificar diferentes métodos contracetivos
•Reconhecer o direito a uma parentalidade livre e responsável
•Identificar métodos de prevenção da Infeção por VIH e Sida e de outras IST
• Renunciar formas violentas de expressão da sexualidade
• Refletir sobre assuntos do quotidiano que afetam a sexualidade e a educação em sexualidade

Programa

1.Sexualidade (S), corpo e erotismo – conceitos de S.; corpo sexuado; desejo, atração, amor e relacionamentos; S ao longo da vida; prazer; expressões da S; orientação sexual; comportamentos sexuais; ética e S; 2.Sexualidade, género e cultura -sexo e género; identidade sexual, papéis de género e performatividade; normatividade e diferença; crenças e estereótipos; sexismo e discriminação; linguagem, violência de género e homofobia; políticas sexuais do olhar; S e género nos media;hipersexualização;3.Sexualidade, saúde e direitos humanos – direito sexuais e reprodutivos; anatomia e fisiologia da reprodução humana; mudanças na puberdade; fecundidade e contraceção; S e deficiência; gravidez na adolescência; infeção por VIH/Sida e IST; assédio, violação e abuso sexual de menores; tráfico e exploração sexual;4.Sexualidade, género e educação – S, género e currículo; modelos e estratégias de ES; S e género na literatura para Infância; S e reprodução nos museus ciência; S e erotismo nos museus de arte.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Elaboração de documentos escritos - 40.0%
  • - Apresentação de comunicações orais - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Dauder, S.G. e Pérez Sedeño, E. (2017). Las “mentiras” científicas sobre las mujeres. Catarata.
Joel, D. e Vikhanski,L. (2019). Cérebro e género: para lá do mito do cérebro masculino e feminino. Temas e debates.
Mikova, A. e Arthus-Bertrand Y. (2020). Women. Ed. La Martinière.
Ribeiro, P.R.C.;Magalhães, J.C; de Boer, R.A. (org.) (2022). (Re)existir, (re)inventar, pesquisar: entrelaçamentos de corpos, gêneros e sexualidades. 703 p. Ed. da FURG.
Ribeiro, P.R. C.; Silva, E.P. Q. & Teixeira, F. (Org.)(2016). Atravessamentos de gênero, corpos e sexualidades:linguagens, apelos, desejos, possibilidades e desafios. 248p.Rio Grande: Ed. FURG.
Saini, A. (2018). Inferior. Harper Collins.
Teixeira, F.e Marques, F.(2016)Sexualidad y género en la formación inicial de los docentes. InMateos Jiménez, A. e Manzanares Moya, A.(dir.)(2016).Mejores Maestros, Mejores Educadores. Málaga: Ediciones Aljibe.