Sistemas de Exploração e Aproveitamento da Biomassa

Habilitar o aluno de conhecimento sobre: 1) máquinas e equipamento utilizados em exploração florestal. Operações florestais executadas no âmbito da exploração florestal, em função dos Sistemas de Exploração Florestal e do Aproveitamento ou não da Biomassa Residual; 2) importância do planeamento das operações de exploração florestal (abate, processamento, extração e transporte do material lenhoso), integração das restrições do ecossistema, as normas de higiene e segurança no trabalho, e os princípios de gestão florestal sustentável.

O processo de ensino assenta nos seguintes conteúdos: 1) Abate moto-manual, com a motosserra; 2) Processamento do material lenhoso, por métodos moto-manuais com recurso à motosserra; 3) Utilização de técnicas abate e processamento mecanizadas, e utilização de equipamento de exploração em cortes culturais; 4) Utilização de técnicas de rechega, extração e transporte; 5) identificação de máquinas e equipamentos de exploração disponíveis no mercado, em função dos Sistemas de Exploração Florestal e do Aproveitamento ou não da Biomassa Residual; 6) cumprimento dos objetivos, integrando as restrições do ecossistema, as normas de higiene e segurança no trabalho, os princípios de gestão florestal sustentável e os aspetos relacionados com a defesa da floresta contra incêndios.

Aliança Florestal, COTF e Timbérica. Manutenção de Máquinas de Exploração Florestal. 2007. Aliança Florestal, Celbi, Direcção-Geral dos Recursos Florestais, Instituto Superior de Agronomia, Silvicaima, Unimadeiras. Planeamento Operacional e Boas Práticas de Exploração Florestal. 2007. ALVES, A. A. M. Técnicas de produção florestal. 2ª Ed. Lisboa, INIC, 331 pp. 1988. CAOF, Comissão de acompanhamento das operações florestais, Matriz de referência das operações, https://www.dgadr.gov.pt/mecanizacao/caof CELBI, StoraEnso. Guia de boas práticas florestais. CELBI, 2001 COTF. Conservação e Manutenção da Motosserra. AFN, 2008 CTBA/Afocel. Manuel d’exploitation forestière. Tome 1. França, 2001. CTBA/Afocel. Manuel d’exploitation forestière. Tome 2. França, 2001. DGF. Princípios de boas práticas florestais. Lisboa, DGF, 2003