Sociologia da Pobreza e da Exclusão

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias têm um caráter teórico-prático. Privilegia-se a pesquisa e discussão dos conteúdos por parte dos alunos com orientação e complemento do professor.
A avaliação por frequência será baseada numa componente que inclui a participação nas aulas e a realização de umprova escrita individual, com uma ponderação de 45% e uma componente de trabalho, preferencialmente em grupo, com uma ponderação de 55%.
A prova escrita é eliminatória, devendo os alunos obter a nota mínima de 7,5.
A natureza, características e ponderação dos diferentes trabalhos será objeto de análise na primeira aula e a informação vertida para o sumário e para as plataformas web.
A avaliação por exame final consiste na realização de uma prova escrita individual. Obterão aprovação os alunos cuja classificação seja superior a 9,5 valores. Os alunos que obtiverem uma classificação entre 7,5 e 9,4 valores realizarão uma prova oral, sendo que, a nota final corresponderá à média das classificações.

Resultados de Aprendizagem

– Compreender a construção / descontrução dos problemas sociais
– Conhecer e compreender as principais abordagens sociológicas e perspetivas de estudo sobre a pobreza e a exclusão
– Identificar e compreender processos e situações de pobreza e exclusão social
– Identificar as implicações para o estudo e intervenção social resultantes do entendimento da pobreza e da exclusão como problemas multidimensionais e globais
– Conhecer estratégias e políticas de intervenção face aos problemas da pobreza e exclusão social bem como da ação para a inclusão e inserção
– Conhecer a importância de usar pedagogias diferenciadas e integradoras com os diferentes grupos e indivíduos em situação de pobreza e exclusão social presentes nas actividades de ASE

Programa

1 – POBREZA E EXCLUSÃO
1.1 – Delimitações conceptuais
1.1.1 – Problemas sociais
1.1.2 – Privação, pobreza e exclusão social
1.1.3 – Inclusão e inserção
1.2 – Teorias sociológicas da pobreza e da exclusão
1.3 – Desigualdades, pobreza e exclusão social
1.4 – Configurações e contextos da pobreza e da exclusão social
1.5 – Processos e situações de pobreza e exclusão social em Portugal
2 – POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO FACE AOS PROBLEMAS DA POBREZA E EXCLUSÃO E AÇÃO PARA A INCLUSÃO E INSERÇÃO
2.1 – Políticas públicas e políticas sociais
2.2 – Instrumentos de política
2.3 – Estado, acção pública e sociedade civil

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Balsa, C. (Org.) (2006). Conceitos e dimensões da pobreza e da exclusão social. Brasil: Edit Unijui; Lisboa: CEOS

Bastos, A., et al. (2011). Números com esperança. Coimbra: Almedina

Carmo, H. (coord.) (2001). Problemas sociais contemporâneos. Lisboa: U. Aberta

Carmo, R & Costa, A (2015) Desigualdades em questão – Análises problemáticas, Lisboa: Editora Mundos Sociais

Costa, A. B. da (2005). Exclusões sociais. Lisboa: Gradiva

Costa, A. B. da (Coord.) (2008). Um olhar sobre a pobreza: Vulnerabilidade e exclusão social no Portugal contemporâneo. Lisboa: Gradiva

Guadalupe, S. (2010) Intervenção em rede – Serviço social, sistémica e redes de suporte social, Coimbra: Imprensa da UC

Ruivo, F. (2000). Poder local e exclusão social. Coimbra: Quarteto Editora

Vaz, M. J., et al. (orgs.) (2000). Exclusão na História. Actas do Colóquio Internacional sobre Exclusão Social. Lisboa: Celta

Xiberras, M. (1993). As teorias da exclusão: Para uma construção do imaginário e do desvio. Lisboa: Instituto Piaget