Teatro e Intervenção

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular a metodologia de trabalho será, predominantemente, prática. No entanto,  recorrer-se-á a exposições teóricas, bem como a visualização de vídeos e, se possível, de espectáculos ao vivo, com vista a promover o aprofundamento dos conteúdos.

As diferentes actividades propostas serão desenvolvidas individualmente, em pequeno e/ou grande grupo tendo como objectivo a aquisição gradual de conhecimentos e capacidades que permitam a sua intevenção no âmbito da sua futura atividade profissional.

A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, numa das seguintes modalidades:

– Avaliação contínua ou Exame.

Avaliação contínua (100%):

A) Atividades práticas (60%) 

Participação, desempenho e evolução dos estudantes nas tarefas e atividades propostas nas aulas.

B) Atividade teórico-prática (40%)

Elaboração de uma proposta de atividades teatrais para uma população específica.

Avaliação por Exame:100%

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer na teoria e na prática as características específicas da Linguagem Teatral.

2. Reconhecer e aplicar as potencialidades do Teatro na área de Educação e Lazer.

3. Identificar eventos, instituições e agentes culturais que possam desenvolver atividades teatrais com e para diferentes comunidades sociais.

Programa

1. Introdução à especificidade do espectáculo de teatro.

2. Teatro do Oprimido.

3. Análise do espetáculo de teatro.

4.O teatro realizado com grupos não profissionais: escolha e estudo do texto, improvisação e interpretação.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Elaboração de uma proposta de atividades teatrais OU análise de espetáculo em cena - 20.0%
  • - Participação, desempenho e evolução dos estudantes nas tarefas e atividades propostas - 80.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Spolin, V. (2001a). Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva.

 

Boal, A. (1977). Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Vasques, E. (2001). O que é teatro. Lisboa: Quimera.

 

Stanislavski, C. (2002). A construção da personagem. Rio de Janeiro: Civilização

 

Haarbaue, M. (2000). Seasoned Theatre: A Guide To Creating And Maintaining. A Senior Adult Theatre. Portsmouth: Heinemann.

 

O’Brien, Nick e Sutton, Annie (2013). Theatre in Practice. A Student’s Handbook. London: Routledge.

 

Boal, A. (1998). Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 14ª Ed.