Técnicas Laboratoriais de Diagnóstico

Conhecimentos de Base Recomendados

Biologia, Genética e Química

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino são de carácter teórico e prático com execução em laboratório . As exposições teóricas constarão de introduções sobre as técnicas a executar e apreciação e interpretação dos resultados após a sua execução. Nas aulas de exposição teórica recorre-se à escrita no quadro e à apresentação por power point e exercícios utilizando programas de análise de dados. Haverá ainda, nos dois módulos que compõem a Unidade Curricular, a orientação dos estudantes para a pesquisa de artigos científicos que aplicam/discutem as técnicas laboratoriais a desenvolver e a elaboração de uma monografia em Saúde Animal com elaboração e apresentação de um poster e de um projeto de investigação em Proteção Vegetal em que sejam utilizadas as técnicas de diagnóstico desenvolvidas.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos desta Unidade Curricular são:

1. Reconhecer a importância de recorrer ao laboratório, sob as perspectivas da Saúde Animal e da Proteção Vegetal, para produção de alimentos frescos, de origem animal e vegetal, de alta qualidade;

2. Reconhecer a importância da correta interpretação dos resultados obtidos, na produtividade das explorações, na qualidade do produto final, no bem-estar dos animais, na saúde pública e no ambiente.

Programa

1. No âmbito da saúde animal: – Necrópsia e colheita de material e envio para laboratório – exemplo de fichas de registo (modelos adotados pelo LNIV) para as diferentes espécies animais tendo em conta, ainda, casos específicos; – Imunologia – revisão dos conceitos necessários à compreensão do fundamento das técnicas serológicas executadas; Execução de técnicas serológicas – técnicas de aglutinação (rápida e lenta), ELISA (Enzyme Linked Imunno Assay), Imunofluorescência indireta (IFI) e Imunobloting (IB); Qualidade de uma técnica de diagnóstico – sensibilidade, especificidade, limiar de positividade, reprodutibilidade e precisão; – Técnicas diretas e técnicas coprológicas quantitativas e qualitativas de avaliação parasitária; – A investigação (inovação e melhoria) das técnicas de diagnóstico serológico.

 2. No âmbito da Proteção Vegetal: – Apresentação de técnicas de deteção remota (e.g. VGI), plataformas de diagnóstico (técnicas serológicas – técnica de Enzyme Linked ImunnoSorbent Assay Double Antibody Sandwich (ELISA – DAS), Microscópio eletrónico, LAMP, Técnicas modernas de visualização, LUMINEX, Next Generation Sequencing (NGS), Real Time PCR, focagem isoelétrica), análise de microbioma e análise de escalas de intensidade de doenças no campo e execução de tratamento de dados. Extração de compostos, verificação da sua atividade biocida e análise e discussão de resultados

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Revistas científicas várias:

Journal of Animal Health and Production

Annual reviews of phytopatology

European Journal of Plant Pathology

International Journal for Parasitology Journal of Animal Science

Nematology

Nucleic Acids Research Phytopathologia Mediterranea

Small Ruminant Research

Veterinary Parasitology

World Wide Web

Bases de dados