Tecnologias de Precisão em Agricultura

Conhecimentos gerais de agricultura e pecuária

As aulas serão maioritariamente de carácter expositivo, suportadas por apresentações, apontamentos dos docentes, e discussão sobre estudos de caso. Contudo, a aplicação da informação adquirida na resolução de casos práticos bem como a avaliação de casos de estudo permitirão conferir-­lhe um carácter marcadamente teórico-­prático. Serão constituídos pequenos grupos de trabalho (4 alunos) para desenvolvimento de soluções de questões tipo. Estes grupos desenvolverão atividades de enriquecimento dos conteúdos lecionados nas aulas e deverão iniciar após a aula de apresentação, um trabalho de “projeto” que será apoiado pelos docentes envolvidos na Unidade Curricular.

Utilizando diversas tecnologias de precisão o aluno deverá ficar capacitado para desenvolver, entre outros, projectos de monitorização da produtividade de culturas, da variabilidade espacial de características do solo, do desenvolvimento das culturas e de aplicação localizada dos factores de produção. Como resultado do processo de aprendizagem, o aluno: Conhece as principais utilizações da Agricultura de Precisão Percebe o estado actual de conhecimento em Agricultura de Precisão Conhece as ferramentas utilizadas na Agricultura de Precisão Utiliza algumas das ferramentas da Agricultura de Precisão Entende os principais fundamentos dos sistemas de posicionamento global Conhece a mais valia da Agricultura de Precisão no controle e correcção dos factores que influenciam a produção agrícola Conhece outras tecnologias para monitorização do solo, de plantas e de animais

Introdução à Agricultura de Precisão. Conceito, áreas de pesquisa, desenvolvimentos a nível mundial, situação atual em Portugal. Outras tecnologias de precisão usadas em agricultura e no mundo rural. Conceitos básicos agronómicos. Desenvolvimento e crescimento das plantas. Factores que afectam a produção das culturas. A produção das culturas e a Agricultura de Precisão. Tecnologias e sistemas de suporte utilizados em Agricultura de Precisão. Sistemas de Posicionamento (GPS). Instrumentos e utensílios inteligentes (IDI). Sensores e Tecnologia de variação de débito (VRT). Software disponível no mercado. Deteção remota. Sistemas de monitorização. Colheitas e análises de solos. Integração da electrónica nos equipamentos agrícolas. Etapas de um Projecto de Agricultura de Precisão. Recolha de dados, análise dos dados, tomada de decisões. Casos estudo. Caracterização de situações particulares. Projetos de Agricultura de Precisão. Viabilidade técnica e económica. Perspectivas de futuro.

Avaliação Contínua
  • - Apresentação e discussão oral - 40.0%
  • - Monografia - 60.0%

Brase, T. (2006) ­ Precision Agriculture. Thomson Delmar Learning

Coelho, J., Silva, L., Tristany, M., Neto, M., Pinto P. (2004) ­ Agricultura de Precisão. Edições Prefácio, Lisboa, 106pp.

Erickson, K. ­ Precision Farming Profitability. (2000) Pardue University, Indianapolis, 132pp.

Morgan, M., Ess, D.(2010) ­ The Precision­Farming Guide for Agriculturists. Jonh Deere Publishing, Illinois, 117pp

National Research Council (1997)­ Precision Agriculture in the 21st Century. National Academy Press, Washington, 149pp