Teoria da Arte

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1- As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:
– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos, com apresentação de imagens de obras;
– Estudo e reflexão sobre teorias, obras e autores de referência; leitura e discussão de textos.

6.2- A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Exame.

A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:

AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Participação presencial – peso de 20% na avaliação global;
– Teste escrito ou Trabalho individual/grupo – peso de 80% na avaliação global.

EXAME
– Domínio dos conteúdos programáticos – peso de 70% na avaliação global do exame;
– Capacidade de comunicação de ideias – peso de 30% na avaliação global do exame.

 

Resultados de Aprendizagem

3.1- Conhecer as principais teorias da arte;
3.2- Identificar e interpretar casos específicos na arte contemporânea;
3.3- Analisar e interpretar obras e situações de arte nos seus diferentes contextos históricos, sociais e culturais;
3.4- Compreender a problemática da definição e da função da arte e dos seus sistemas (produção, mercado e instituição);
3.5- Saber analisar uma obra de arte e fazer reflexões críticas sobre a sua própria experiência estética pessoal.

 

Programa

4.1- Introdução ao estudo da arte e definições da arte. O discurso dos artistas e as teorias da arte;
4.2- Filosofias da arte;
4.2.1- Arte moderna: Vanguardas, Fluxus, Wolf Wostel, Ernesto de Sousa (Alternativa Zero);
4.2.2- Arte pós-moderna: Pop arte, Neo-expressionismo, Anti-estética, Feminismo, Pós-colonialismo;
4.2.3- Arte contemporânea: Teoria institucional (George Dicky), “modernidade líquida” (Zigmunt Bauman);
4.3- O sistema institucional da arte contemporânea: os museus, os centros de arte, a crítica, as coleções, os curadores, os artistas, as galerias de arte, as feiras de arte (ARCO, Madrid, Lisboa, Basel, Miami) e as bienais (Veneza, S. Paulo).

 

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 80.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
Exame
  • - Capacidade de Comunicação - 30.0%
  • - Conteúdos programáticos - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia de consulta/existência obrigatória /
Main Bibliography Becker, H. (2010). Mundos da Arte. Livros Horizonte.
Burger, P. (1993). Teoria da Vanguarda. Vega.
Carrol, N. (2010). Filosofia da Arte. Texto & Grafia.
Chalumeau, J. ( 1997). As teorias da arte, filosofia, crítica e história. da arte de Platão aos nossos dias, Instituto Piaget.
Didier-Hubernan, G. (2011). O que nós vemos, o que nos olha. Dafne Editora.
Goldberg, R. (2007). A arte da performance: do futurismo ao presente. Orfeu Negro.
Grosenick, U. (2005). Mulheres Artistas nos séc. XX e XXI. Taschen.
Grosenick, U.; Riemshneider, B. (2005). Art Now. Taschen.
Heartney, E. (2001). Postmodernism. Tate Publishing.
Klee, P. (2003). Escritos sobre Arte. Cotovia.
Melo, A. (1998). Artes Plásticas em Portugal: dos anos 70 aos nossos dias. Difel.