Usabilidade e Acessibilidade

Métodos de Ensino

As opções metodológicas centrar-se-ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:
– Componente teórico-prática – exposição oral centrada nos conteúdos previstos e estudo e apresentação de obras/produções;
– Componente prática – desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os princípios de usabilidade ;
2. Conhecer os princípios de acessibilidade;
3. Conhecer os princípios de web design ;
4. Ser capaz de avaliar a usabilidade de websites e de conteúdos digitais;
5. Ser capaz de realizar um teste de usabilidade.

Programa

1. Usabilidade e acessibilidade de websites e de conteúdos digitais
1.1. Princípios de usabilidade
1.2. Princípios de acessibilidade
2. Websites e conteúdos digitais
2.1. Princípios de websites design
2.2. Interface
2.3. Estrutura da navegação
3. Avaliação da usabilidade
3.1. Tipos de avaliadores
3.2. Seleção da amostra de utilizadores
3.3. Planificação da sessão de teste
3.4. Realização do teste de usabilidade
3.5. Tratamento de dados
3.6. Considerações gerais e aspetos éticos tomados na realização dos testes com utilizadores
3.7. Relatório
3.8. Apresentação, análise e discussão dos dados
3.9. Estruturação de um Relatório de Avaliação de Usabilidade

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Componente Teórico-prática (projeto individual) - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Isbister, K., & Schaffer, N. (Eds.). (2008). Game usability. Amsterdam: Elsevier.
Krug, S. (2013). Don’t make me think: a common sense approach to web usability. New Riders.
Nielsen, J., & Budiu, R. (2013). Mobile Usability. Berkeley: New Riders.
Nielsen, J., & Loranger, H. (2006). Prioritizing Web Usability. Berkeley CA: New Riders Press.
Norman, K., & Kirakowski, J. (eds.)(2017). The Wiley Handbook of Human Computer Interaction Set. Wiley Blackwell (vol. 1 and 2)
Rubin, J., & Chisnell, D. (2011). Handbook of Usability Testing. Indianapolis: John Wiley.