Concerto-conferência - Música e Ciência | “A MÚSICA NO ESPAÇO E NO TEMPO”

IPC
Quinta, Dezembro 14, 2017 - 14:30 a 16:30

Concerto-conferência - Música e Ciência | “A MÚSICA NO ESPAÇO E NO TEMPO”

Concerto da Orquestra Clássica Metropolitana, no Auditório da ESTeSC, a 14 de dezembro, para o Música e Ciência, que terá como conferencista o Prof. Doutor Carlos Fiolhais.

SINOPSE:

LINZ, 1865-1866: O ESPAÇO E O TEMPO DA SINFONIA N.º 1 DE BRUCKNER
Carlos Fiolhais*
*Professor de Física da Universidade de Coimbra

O austríaco Anton Bruckner (1824 - 1896) compôs a primeira das suas nove sinfonias (a última incompleta) entre Maio de 1865 e Abril de 1866 em Linz, cidade da Alta Áustria. A primeira versão dessa obra é, por isso, chamada “versão de Linz”. Há outra, a “versão de Viena”, escrita entre 1889 e 1891, dedicada à Universidade de Viena por ocasião do doutoramento que aí recebeu. Linz, onde Bruckner foi organista da catedral, é também famosa na história da música por ter sido nela que o austríaco Mozart escreveu, em 1783, a sua Sinfonia 36, ou de Linz. Linz também está na história da ciência pois foi aí que o astrónomo alemão Kepler publicou, em 1619, a Harmonia no Mundo, onde fala da “música das esferas”.
1865 é também o ano em que surgem as primeiras sinfonias do checo Dvorak e  do russo  Rimsky-Korsakov. E 1866 é o ano da primeira sinfonia de um outro russo, Tchaikowsky.  Em Junho de 1865 Bruckner vai a Munique, onde assiste à estreia da ópera Tristão e Isolda do alemão Wagner, compositor com quem se encontrou e que passou a admirar. Em Agosto encontra em Budapeste um outro grande compositor seu contemporâneo, o húngaro Liszt.   O ano de 1865 é brilhante também na ciência: é nesse ano que o físico britânico Maxwell descobre a natureza da luz, identificando-a com ondas electromagnéticas, que o físico alemão Clausius introduz o termo “entropia”, conceito-chave da segunda lei da termodinâmica, e que o médico francês Bernard publica Introdução ao Estudo da Medicina Experimental. E 1866 é um grande ano na biologia: o austríaco Mendel publica a sua obra pioneira sobre genética, Ensaios sobre Plantas Híbridas, que só seria descoberta pelo mundo científico no século XX.
A Sinfonia n.º 1 de Bruckner, com quatro andamentos (allegro, adagio, scherzo e finale), foi tocada pela primeira vez em 9 de Maio de 1868, em Linz, sob a direcção do próprio compositor.  Já foi chamada a “primeira sinfonia moderna”. De facto, Bruckner, um artista católico que para além da música sinfónica cultivou a música sacra, faz a ponte entre grandes músicos que o antecederam, como o austríaco Schubert e outros que lhe sucederam, como o também austríaco Mahler.