Actividades Físicas e Desportivas

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A dinâmica da UC será suportada em aulas eminentemente teórico-práticas (TP).

O enquadramento TP será concretizado, recorrendo: apresentação em PowerPoint (projector de multimédia), exposição oral, questionamento individual, indicação de documentos para estudo, realização de trabalhos individuais e de grupo.

Apresentação do conceito de AFD I / trabalho grupo: 20 pontos (p)
Apresentação do conceito de AFD II / trabalho individual: 30 p
Análise e revisão da bibliografia recomendada – apresentação de síntese de um dos documentos indicados na bibliografia / trabalho grupo: 40 p
Trabalho de análise da oferta de programas de AFD, das diferentes entidades desportivas dos municípios da área de residência dos mestrandos / trabalho individual: 60 p
Apresentação e defesa do trabalho sobre a oferta de programas AFD / 20 p
Projeção de uma jornada de AFD / trabalho de grupo: 30 p

Avaliação por exame:
A) Componente teórico-prática (110 p)
B) Componente prática-laboratorial (90 p)

Resultados de Aprendizagem

1. Identificar as atribuições e competências das diferentes entidades que operam no sistema desportivo, com base na operacionalização de programas de Atividades Físicas e Desportivas (AFD).
2. Desenvolver projectos, baseados AFD, nos diferentes contextos, tempos e espaços, que tenham por finalidade a promoção de estilos de vida activos, importantes para manter e/ou melhorar a qualidade de vida das populações.
3. Analisar, programar e operacionalizar, programas de desenvolvimento da AFD em contexto de Educação e Lazer (EL), através da definição de planos de acção (objectivos; actividades /metodologias/instrumentos; produtos finais; pessoas/entidades envolvidas; calendarização).

Programa

1. História e evolução do tempo livre e do lazer.
2. A prática de AFD na sociedade actual.
3. Funções e tipologias de AFD.
4. As dinâmicas associadas às entidades promotoras e produtoras de AFD.
5. Eventos de natureza recreativa-desportiva.
6. Linhas de orientação para a organização, planeamento, operacionalização e avaliação de AFD na óptica da EL.
7. Espaços para o desenvolvimento de AFD – indicadores para a análise da competência dos espaços formais e informais (espaço em área; capacidade e qualidade dos espaços quanto à tipologia/equipamentos: para acolhimento de AFD, adequação aos destinatários, acessiblidades e quanto à existência de áreas de apoio).
8. Jogos e Actividades Lúdicas Desportivas nos diferentes contextos: formais; informais; não formais; “Indoor”; Ar Livre / Natureza.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalhos de grupo (3 trabalhos) - 45.0%
  • - Apresentação de trabalho - 10.0%
  • - Trabalhos individuais (2 trabalhos) - 45.0%
Exame
  • - componente teórica - 55.0%
  • - Componente prática-laboratorial - 45.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Angel Soria, M., & CAÑELLAS, A. (1998). La animación deportiva (2.ª ed) . Barcelona: Inde.

Brotto, F. O. (2006). Jogos cooperativos: O jogo e o esporte como exercício de convivência (3.ª ed). Santos, SP: Projeto Cooperação.

Coutier, D. et al. (1990). Tercera edad, actividades físicas y recreación. Madrid:  GYMNOS.

Foguet, O.C.,  & Balcells (1999). 1001 ejercicios y juegos de recreación (5ª ed.). Barcelona : Paidotribo.

Hoffman, S., & Harris (2002). Cinesiologia. O estudo da actividade física. Porto Alegre: Artmed Editora.

Marcellino, N. (2003). Formação e desenvolvimento de pessoal em lazer e esporte: Para atuação em políticas públicas. Campinas: Papirus Editora.

Marivoet, S. (2001). Hábitos desportivos da população portuguesa. Lisboa: IDP.

Mota, J. (1997). A actividade física no lazer: reflexões sobre a sua prática. Horizonte.

Stoppani, J. N. (2000). El servicio deportivo y recreativo municipal: modelos y programas para su desarrollo. Madrid : Gymnos.