Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos de marketing.
Métodos de Ensino
Aula expositivas.
Discussão de caso e exercícos.
Aulas orientadas pelos alunos.
Role play.
Aulas com convidados externos.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver competências e capacidades para gerir construtivamente a relação com os clientes, mesmo em situações mais delicadas. Dominar as principais técnicas de vendas, criar competência para melhorar a performance e eficácia das vendas da empresa, satisfazendo os clientes/público, fidelizando-os e promovendo a imagem da instituição que representam.
Programa
- O mercado e os clientes
- Ir para o Mercado
- O Processo de vendas: princípios fundamentais da venda
- Métodos de venda: modelo AIDA e modelo SPIN
- Tipos de Venda
- As diferentes situações de Venda, o poder do vendedor e a venda não-manipuladora
- Performance em vendas
7.1. A Análise ABC – Exercício nº1
7.2. Indicadores de performance da força de vendas – Exercício nº2
- Pricing: Rentabilidade, margens e mark-up
- O cadastro dos clientes. A ficha de cliente – Exercício nº3
- A organização e estruturação da força de vendas: os diferentes modelos
- Recrutamento e seleção de vendedores
- A remuneração dos vendedores
- A venda no imobiliário
- Dimensionamento da força de vendas – Exercício nº4
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Chandezon, Gérard (1986). As Técnicas de Venda, Edição/reimpressão, Editora Europa-América.
Costa, Evaldo (2005). Como Garantir Três Vendas Extras por Dia. Como ganhar mais dominando a arte e as técnicas mais modernas de vendas, Editora Campus.
Duncan, Todd (2012). Vender com Confiança, Editora Smartbook.
Machuret, J.J e d’Amart, Jacques (1996). Comerciator, Publicações D.Quixote.
Misner, Ivan R. & Morgan, Don (2008). A Arte de Bem Vender, Edição/reimpressão, Editora Ideias de Le