Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos TP são apresentados em sessões expositivas. A PL é consolidada com a vivência da atividade e situações de prática pedagógica.
Esta UC, eminentemente prática, tem a modalidade de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores] considerando os itens:
1. Provas práticas (50%).
1.1. Aquecimento (35%).
1.2. Alongamento/relaxamento (15%).
2. Desempenho técnico (15%).
3. Trabalho (30%).
4. Participação presencial (5%).
Nota: para aprovação o aluno tem de ter uma classificação mínima de 50% nos itens 1 e 2, e 50% no item 3.
Ao abrigo do ponto 8 do 13.º artigo do Regulamento Académico do 1.º Ciclo de Estudos da ESE-IPC, o aluno deve cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame de recurso/melhoria/especial:
1. Ter frequentado pelo menos 50% das aulas.
O exame consta de uma prova teórica (30%) e de uma prática (70%).
Nota: para aprovação o aluno tem de ter uma classificação mínima de 50% em ambas as provas, na teórica e na prática.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender a especificidade dos desportos e atividades de ginásio (história e evolução, tendências atuais, espectro de atividades, instalações e materiais utilizados).
2. Planificar e conduzir a atividade de Aeróbica, a um nível elementar, aplicando técnicas e métodos de montagem coreográficos adequados às características dos praticantes.
3. Adotar as estratégias de intervenção mais adequadas à especificidade do contexto.
Programa
1. Prática desportiva em ginásio.
2. Espetro das atividades desportivas em ginásio.
3. Origem e evolução do conceito de fitness.
4. Atividades de fitness em grupo.
4.1. Música como “ferramenta de trabalho”.
4.2. Sessão tipo: estrutura.
4.3. Planeamento e escrita coreográfica.
4.4. Qualidade do Instrutor de Atividades de Grupo de Fitness (IAGF).
5. Aeróbica.
5.1. Origem, características, objetivos, benefícios, equipamento utilizado.
5.2. Exercícios, técnica de execução, componentes críticas, erros comuns.
5.3. Sessão tipo: estrutura e metodologia de construção coreográfica.
5.4. Especificidade da intervenção pedagógica (instrução, demonstração, ordens de comando, feedback, comunicação, posicionamento).
5.5. Metodologia de construção coreográfica: pirâmide total, pirâmide de pares, associação, progressão, adição e adição-subtração.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 5.0%
- - Desempenho técnico - 15.0%
- - Provas práticas - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
- - Prova prática - 70.0%
- - Prova teórica - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1. Francis, L., & Seibert, R. (2000). Teaching a group exercise class. In D. Green (Ed.), Group fitness instructor manual (pp. 179-204). ACE.
2. Franco, S., & Santos, R. (1999). A essência da ginástica aeróbica. ESDRM.
3. González, I., Erquicia, B., & González, S. (2005). Manual de aeróbic y step. Paidotribo.
4. Kennedy-Armbruster, C., & Yoke, M. (2009). Methods of group exercise instruction (2nd ed.). Human Kinetics.
5. Martín, M. (2000). Aeróbic y fitness: fundamentos y principios básicos. Librerías Deportivas Esteban Sanz.
6. Papi, J. (2004). Aeróbic en salas de fitness. INDE.
7. Rieger, T., Naclerio, F., Jiménez, A., & Moody, J. (2015). Europeactive’s foundations for exercise professionals. Human Kinetics.
8. Santos-Rocha, R., Rieger, T., & Jiménez, A. (2015). Europeactive’s essentials for fitness instructors. Human Kinetics.