Agricultura Biológica

Métodos de Ensino

O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo e apresentação de materiais específicos, recorrendo-se a estratégias de exposição participada e exemplos práticos, assim como a eventuais passagens de videos, diaporamas e documentários, como complemento da informação nos temas em questão; A organização de seminários com oradores convidados e de visitas de estudo, é também de considerar.
A elaboração de trabalhos de campo, com utilização das técnicas abordadas, envolvendo a observação e discussão da turma, constitui parte da prática da UC, obrigando o aluno a estruturar e aplicar os conhecimentos adquiridos em situações com a respectiva aplicabilidade.
Testes escritos, trabalhos de pesquisa, fichas de leitura e apresentações orais com discussão.

Resultados de Aprendizagem

Como resultado da aprendizagem, pretende-se que o aluno adquira as seguintes noções: História e evolução da Agricultura Biológica (AB). Perspectiva histórica e ética. Bases ecológicas. A situação actual da AB. A Intensificação Agrícola versus a Sustentabilidade. Os movimentos contrários à intensificação da Agricultura. Normas e legislação. Princípios e práticas fundamentais em Produção Biológica (PB).

Técnicas de implementação e demonstração de tecnologias de produção em AB. Vantagens, forma de gestão, características mais relevantes e o enquadramento em sistemas de produção das raças autóctones de diferentes espécies pecuárias em PB. Organização e funcionamento de livros genealógicos. Grelhas para a pontuação de animais. O técnico de AB, como agente de mudança no mundo rural agrícola, face à sustentabilidade.

Programa

História e definição da AB; Correntes de Agricultura Sustentável (AS); Métodos e tecnologias em PB; Princípios e objectivos e legislação vigente. Reconhecimento de espontâneas como indicadoras da fertilidade e tipo de solo. A biologa do solo e interferência na sua fertilidade;. A trofobiose no diagnóstico e prevenção da saúde vegetal. A Fitiatria na protecção das culturas.
Livros Genealógicos e preservação de raças autóctones. Meio ambiente do solar de origem de raças autóctones e características morfo-funcionais do sistema de produção tradicional. Raças autóctones das principais espécies pecuárias e integração em sistemas de produção. Preservação de características morfofuncionais de raças autóctones, face ao cariz de produtividade explícito no seu melhoramento.
Mudança no contexto rural e intervenção do técnico AB nos modelos neo-liberal e de soberania alimentar.
Conceito de rural e interdependência com o urbano; multifuncionalidade da agricultura e sustentabilidade territorial.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - O Módulo 1- Avalia a Competência 1 . - 63.0%
  • - O Módulo 2- avalia a Competência 2 - 37.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Comissão Executiva Nacional (2004). Relatório Nacional sobre o Estado dos Recursos Genéticos Animais -Recursos Genéticos Animais em Portugal. Ed. Policopiada.

PIMBERT, Michel (2008) Towards Food Sovereignty, Reclaiming autonomous food systems, IIED, London

GUET, G. (1993). Agriculture biologique méditerranéenne – Guide pratique à usage profissionel. Graphot, Saint-Paul-Châteaux, 520 p.

Archivos de Zootecnia. Volume, nº 187, p. 363-383.

DENTINHO, Tomás e Rodrigues, Orlando (2007). Periferias e Espaços Rurais. Editora Principia, S. João do Estoril

FERREIRA, J.C. et al (1998). Manual de agricultura biológico- Fertilização e protecção das plantas para uma agricultura sustentável. AGROBIO, Lisboa, 431 p.

MATOS, C. A. P. (2000). Recursos Genéticos Animais e Sistemas de Exploração Tradicionais em Portugal.

AFONSO, F; G. Candeias e M. Pratas (2013). “Raças Autóctones Portuguesas”. Ed: DGAV. Lisboa 2013

LAMPKIN, N. (1990). Organic Farming. Farming Press Books, Ipswich, 701 p.