Agricultura e Ambiente

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem pré-requisitos. 

Métodos de Ensino

A Unidade Curricular é baseada em métodos de aprendizagem ativa, permitindo aos alunos adquirir competências cognitivas e técnicas que lhes permitam ter uma atuação mais proactiva e significativa quando os alunos começarem uma vida profissional.

Como referido, uma parte da Unidade Curricular assenta na apresentação expositiva dos conceitos e conteúdos básicos, seguidos de discussão e da utilização de ferramentas de gestão ambiental, de forma a implementar métodos de aprendizagem ativa, em que as etapas da aprendizagem baseada em problemas a serem implementadas incluem: (1) Identificar o problema, (2) Explorar conhecimentos prévios, (3) Gerar potenciais teorias, (4) Identificar necessidades de aprendizagem, (5) Reunir individualmente a investigação, (6) Reavaliar e aplicar novos conhecimentos ao problema, e (7) Refletir sobre o processo de aprendizagem (Fernandes 2001).

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos adquiram um conjunto de competências ao nível da compreensão das relações da Agricultura com o Ambiente, não só na perspetiva dos impactos ambientais das atividades agrícolas, mas também do papel que a Agricultura pode ter na gestão dos problemas Ambientais, para além do Económicos e Sociais.

A Unidade Curricular advoga a necessidade de uma gestão holística, no sentido dos sistemas agropecuários anteriores à revolução verde, em que existia uma gestão integrada e holística da produção de alimentos, em que existia uma verdadeira complementaridade entre as diferentes atividades agropecuárias. Neste sentido, espera-se que os alunos desenvolvam competências que permitam o retorno a uma estratégia de economia circular.

Os alunos devem compreender e desenvolver soluções para que a agricultura se adapte às alterações climáticas, de forma a manter a capacidade produtiva que permita alimentar 9 mil milhões de seres humanos condignamente, bem como a usar os sistemas agrícolas para aumentar o sequestro de carbono, entendendo as barreiras que existem ao desenvolvimento de novas soluções e as consequências do seu não desenvolvimento.

Neste sentido, os alunos devem compreender o enquadramento e as perspetivas políticas na direção De uma Agricultura mais sustentável, nomeadamente no quadro da Política Agrícola Comum (PAC) e de outras diretivas que condicionam as atividades agrícolas, no sentido de controlar e extinguir comportamentos degradantes da saúde humana e dos ecossistemas, desenvolvendo ao mesmo tempo soluções mais eco eficientes e competitivas.

Os alunos devem conhecer os impactos das atividades agropecuárias sobre a qualidade do ar e nomeadamente na emissão de gases com efeitos de estufa e conhecer estratégias de mitigação.

Os alunos devem conhecer soluções ativas de mitigação e adaptação das atividades agropecuárias às alterações climáticas, nomeadamente ao nível da eficiência na utilização da água (irrigação)             , do enriquecimento do húmus, de técnicas para aumentar a tolerância da culturas, nomeadamente usando culturas de cobertura e rotação de culturas, aumento da fertilização com azoto, melhoria das sementes, uso de sistemas agroflorestais, alteração do calendário das culturas e outras.

Ao alunos devem compreender a função dos solos as estratégias usadas para contrariar a degradação dos solos agrícolas, promovendo técnicas e práticas de conservação do solo e da água.

Uma dimensão fundamental da interação Agricultura/Ambiente prende-se com a e utilização da água pela Agricultura, pelo que os alunos devem compreender a gestão da água e as necessidades hídricas das culturas

A agricultura constitui-se como fonte de poluição não pontual, que afeta a qualidade da água, nomeadamente a resultante da lixiviação de fertilizantes e o uso de pesticidas. Dessa forma, os alunos devem compreender os riscos, e o que estes induzem quanto a limitações à gestão, bem como conhecer os diferentes métodos e técnicas de controlo de pestes e da dispersão de poluentes, de forma preservar a saúde humana e dos ecossistemas, impedindo que contaminem os recursos hídricos e que entrem na cadeia alimentar.

Os alunos devem conhecer as Melhores Técnicas Disponíveis para os aspetos mais críticos em termos de impactes ambientais das atividades agropecuárias.

Os alunos devem ainda conhecer conceitos como os de agricultura biológica e proteção integrada, enquanto sistemas mais amigos do ambiente.

Os alunos devem compreender como é que as ferramentas da gestão ambiental podem auxiliar a formatação dos sistemas e atividades agropecuárias, tornando-as mais eco eficientes e competitivas.

Por fim, os alunos devem explorar o potencial oferecido pelas novas soluções TIC aplicadas à agricultura e que permitem uma gestão mais eficiente dos fatores de produção, e logo melhoram os impactes das atividades agropecuárias.

Programa

Introdução, incluindo a necessidade de uma nova abordagem da sustentabilidade, assente numa gestão holística e compreensão dos sistemas de produção, na gestão económica e social e na avaliação das decisões.

Agricultura sustentável, incluindo o conhecimento das barreiras e suas consequências.

Política agrícola e ambiente, nomeadamente no que diz respeito à implementação de uma agricultura mais sustentável, além de abordar a legislação relacionada com o desempenho ambiental das atividades agropecuárias.

Agricultura e qualidade do ar, nomeadamente as atividades agropecuárias como fontes de poluição atmosférica, e as técnicas que permitem reduzir as emissões.

Agricultura e alterações climáticas, incluindo os impactos potenciais nas colheitas e as estratégias e ações de adaptação e mitigação, incluindo entre outras, soluções de eficiência na utilização da água (irrigação), de enriquecimento do húmus, de utilização de culturas tolerantes, de culturas de cobertura e rotação de culturas, de aumento da fertilização com azoto, de utilização de sementes melhoradas, de expansão dos sistemas agroflorestais e dos impacto para a política agrícola.

Os solos enquanto base das atividades agropecuárias, incluindo o estudo dos processos de degradação dos solos, as estratégias, técnicas e práticas de conservação do solo e da água.

Agricultura e utilização da água, estratégias de gestão da água, necessidades hídricas das culturas, e técnicas para melhorar a performance.

A agricultura como fonte de poluição não pontual, abordando a qualidade da água e o impacto dos fertilizantes inorgânicos e dos pesticidas.

Pesticidas, incluindo técnicas como faixas filtrantes com vegetação, construção de zonas húmidas, práticas agrícolas, impacto nos fluxos superficiais e subsuperficial e da lixiviação para os corpos de água superficiais e para os aquíferos. Técnicas ativas de redução da utilização de pesticidas, nomeadamente a redução do desperdício na pulverização, gestão integrada das pragas (IPM), proteção integrada das culturas, Utilização de medidas indirectas de luta como a luta legislativa, genética, cultural, mecânica e as suas limitações naturais. Os produtos fitofarmacêuticos e a utilização de medidas de luta direta (física, biológica, biotécnica, química).

A adubação com matéria orgânica, pastagens e proteção da água potável da pressão agrícola.

Melhores técnicas disponíveis para a pecuária intensiva.

Agricultura biológica e Proteção integrada

Agricultura e ecoeficiência, incluindo a aplicação da economia circular ao setor agropecuário, a ecologia industrial, ecoeficiência, utilização da avaliação do ciclo de vida (LCA) para melhorar o desempenho das fileiras agroalimentares, e a necessidade de implementação de novas soluções através de processos participativos.

A revolução da Agricultura 4.0 será abordada em linhas gerais, nomeadamente sobre o potencial de utilização de soluções IoT, Big Data, inteligência artificial e machine learning, baseados em casos de estudo desenvolvidos no quadro de projetos de investigação que o docente coordenou/participou, incluindo sistemas de apoio à decisão, construção de redes e produção de sensores específicos, nomeadamente para reconhecimento de insetos e do estado de maturidade das culturas. Agricultura de precisão

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua e periódica
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Avillez, F. 2014. A Agricultura Portuguesa: caminhos para um crescimento sustentável.

Avillez, F. 2015. A Agricultura Portuguesa. As últimas décadas e perspectivas para o futuro.

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