Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem pré-requisitos definidos.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino utilizadas têm como finalidade proporcionar uma eficaz transmissão de conhecimentos e um clima de diálogo com os alunos que favoreça e consolide o processo de ensino aprendizagem.
Nas aulas teórico-práticas é feita a explicação dos princípios necessários ao desenvolvimento dos conteúdos programáticos e à aquisição das competências definidas. Procura-se a participação dos alunos na adaptação dos conhecimentos adquiridos à resolução de situações concretas.
Estudos de casos concretos trabalhados pelos alunos são apresentados e discutidos na sala de aula com a participação ativa e crítica do docente e dos alunos.
Resultados de Aprendizagem
1. Avaliar a importância do sector agrícola nacional, no contexto europeu e mundial.
2. Conhecer a interligação entre a agricultura e os fatores climáticos condicionantes da atividade.
3. Estabelecer as rotações e os afolhamentos mais adequados a cada situação.
4. Conhecer as principais técnicas culturais usadas em agricultura, desde a preparação do terreno até à colheita.
5. Reconhecer as vantagens e os inconvenientes da utilização das principais técnicas culturais, em situações concretas.
Programa
– Importância da Agricultura. – Conceitos e definições de agricultura.
– Classificação das culturas (Plantas Cultivadas): Aplicação prática das diferentes classificações das plantas no campo.
– Sementes, sementeiras e plantações. Métodos e épocas. Legislação. Densidade de sementeira e povoamento. Resolução de problemas.
– O Clima: Visão Agronómica. Caracterização climática.
– O solo e a agricultura.
– Fertilizantes e Fertilizações. Corretivos agrícolas. Importância do pH e da matéria orgânica do solo. Resolução de problemas.
– Sucessões, consociações, afolhamentos e rotações. Fatores de escolha do afolhamento. Nomenclatura. Tipos de rotações. Vantagens e inconvenientes da utilização das consociações. Exemplos de rotações e de consociações para o país e para a região.
– Visitas guiadas ao campo para contacto com as culturas, as infestantes, as máquinas e os equipamentos agrícolas.
– Apreciação crítica das principais técnicas culturais usadas em agricultura.
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho de síntese - 25.0%
- - Frequência - 75.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
TERRÓN, P. (2002)– Fitotecnia: ingeniería de la producción vegetal. Madrid: Ed. Mundi-Prensa.
VILLALOBOS, F.; MATEOS, L.; ORGAZ, F.; FERRERES, E. (2002)– Fitotecnia: bases y tecnologías de la producción agrícola. Madrid: Ed. Mundi-Prensa.produccion agrícola. Mundi Prensa, Madrid.
LOOMIS, R.S.; CONNOR, D.J. (1992) – Crop Ecology. Productivity and management in agricultural systems. Cambridge University Press. Cambridge.
FEIO, M. (1991)– Clima e Agricultura. Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação. Lisboa.
SOLTNER, D. (1995) – Les bases de la production végétale. Angers: Collection Sciences et Techniques Agricoles; Tome I,II et III.
DIEHL, R. (1984) – Agricultura geral. Lisboa: Clássica Editora, Colecção Técnica Agrária.
BRIOSA, F. (1984)– Glossário ilustrado de mecanização agrícola. Lisboa: Galucho.
CALDAS, E. C. (1991) – A agricultura portuguesa através dos tempos. Lisboa: INIC.