Métodos de Ensino
Ministração de sessões formativas à distância com a participação ativa dos estudantes.
Implementação de várias técnicas digitais e pedagógicas, estimulando diferentes estilos de aprendizagem, i.e., funcionalidades audiovisuais e colaborativas das plataformas Zoom e Nónio e exercícios online.
Aplicação de métodos do ensino de línguas indutivos, dedutivos, interrogativos, ativos e expositivos na apresentação e interiorização de novos conteúdos.
Realização de atividades individuais e em grupo nas componentes anteriormente descritas. Orientação e monitorização do autoestudo e da autoavaliação.
Utilização de manual de estudo, proporcionando uma base estrutural dos conteúdos a adquirir. Enriquecimento da aprendizagem com recursos digitais online e material autêntico dos países da língua alemã, i.e. objetos reais e websites etc., possibilitando a ligação ao mundo real e a interação com a língua.
Avaliação: presença (20%), tarefas (50 %), exame final (30%)
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular corresponde ao segundo de dois subníveis do A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (Conselho da Europa). O nível A1, em conformidade com este padrão, visa desenvolver, nos estudantes, conhecimentos e aptidões que lhes permitam comunicar na língua alemã de forma básica, em domínios pessoais de necessidades imediatas da vida quotidiana, utilizando linguagem simples e de uso corrente. A realização de tais ações tem como base um conjunto de capacidades comunicativas a adquirir e a aperfeiçoar pelos estudantes, i.e. consciência sociocultural, eficácia de interação interpessoal, domínio gramatical, lexical e fonológico da língua alemã.
Programa
7. Profissões, a vida profissional, tarefas no trabalho
8. Viagens, locais de interesse, cronologia de eventos
9. Experiências pessoais, acontecimentos, a família
10. Compras e preferências e gostos alimentares
11. Meteorologia, estações do ano, vestuário, cores
12. O corpo humano, desporto, saúde, consulta médica
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 30.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Tarefas - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
FUNK, H. & KUHN, C. (2020). Studio 21 Das Deutschbuch: Deutsch als Fremdsprache A1.2. Berlin: Cornelsen Verlag