Alemão I (Línguas Estrangeiras I)

Não aplicável

Método expositivo e demonstrativo, com atividades tais como role-plays, puzzle, dominós ou Kahoot de forma a incentivar os alunos e a facilitar a aprendizagem. Em praticamente todas as aulas haverá momentos de drilling para treino da oralidade. A maioria das aulas terá exercícios de compreensão escrita e/ou de produção escrita, bem como exercícios de compreensão oral. Serão utilizados exercícios de correspondência, preenchimento de espaços, associação de imagens a palavras e vice-versa, e exercícios de produção espontânea, entre outros.

Objectivos

Os objectivos da Unidade Curricular correspondem ao descrito no Nível 1 do Quadro Europeu Comum de Referência do Conselho da Europa para fomentar a aprendizagem de línguas e facilitar a mobilidade.

Competências

O aluno vai aprender a usar as expressões familiares e quotidianas, a ler enunciados simples, que visam satisfazer necessidades concretas, aprender a apresentar-se e apresentar outros e a ser capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Vai aprender a comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante

Aprendizagem de Pontos Fulcrais da Gramática.

O verbo no presente, os verbos modais, os artigos e as declinações no nominativo e acusativo, os pronomes. Aprendizagem de vocabulário.

Pessoas e viagens, Pessoas e atividades, habitar e viver. Desenvolvimento da Compreensão Textual.

Leitura de diálogos, pequenos textos simples. Desenvolvimento da Capacidade Auditiva.

Fazer apontamentos referentes a textos auditivos, identificar informação ouvida; completar textos. Familiarização com a escrita.

Carta informal muito simples Uso da Língua.

Apresentar-se e fazer mini-diálogos a partir de imagens.