Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem conhecimentos de base que os alunos devam possuir antes de frequentar esta Unidade Curricular.
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas, o processo de ensino-aprendizagem assenta na organização dos conteúdos em aulas teóricas, teórico-práticas, e na realização de trabalhos individuais e em grupo, no âmbito dos módulos da disciplina, de forma a alcançar as capacidades e competências da disciplina.
Resultados de Aprendizagem
Os objectivos a desenvolver prendem-se com a aquisição das seguintes competências:
1.Conhecer as alterações globais e suas principais tendências;
2.Ser capaz de desenvolver estratégias de mitigação para os efeitos da atividade turística no ambiente;
3.Identificar práticas e futuros de sustentabilidade;
4.Desenvolver aptidões e capacidades para promover atitudes, motivações e compromisso de forma a tomar decisões responsáveis e ações ambientalmente sustentáveis nas atividades turísticas.
Programa
1. Alterações globais e principais tendências: Principais indícios das alterações globais; A crise energética mundial e sua evolução; A depleção dos recursos não renováveis; A degradação dos ecossistemas; Poluição e resíduos; Pobreza e crise alimentar
2.Práticas e futuros de sustentabilidade: Medidas de adaptação, mitigação, conservação e restauro face às alterações globais; A gestão de conflitos em torno dos recursos renováveis; Tecnologias sociais; Soberania e segurança alimentar; O uso racional de energia e fontes de energia renováveis; Eco-design o ciclo de vida; A pegada ecológica
3.Educação Ambiental: Os impactes ambientais das atividades turísticas; Como aumentar a consciência ambiental nas atividades turísticas: métodos e técnicas da educação ambiental.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 50.0%
- - Trabalho individual - 25.0%
- - Desempenho nos debates - 25.0%
- - Exame teórico - 60.0%
- - Exame prático - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cavalier D, Hoffman C, Cooper C (2020) The Field Guide to Citizen Science: How You Can Contribute to Scientific Research and Make a Difference. Timberpress, Portland. Oregon.
Cooper, DE & Palmer, JA (1992)-The Environment in Question, Ethics and Global Issues. London: Routledge
Devereux, S. (2002). Famine in the Twentieth Century. Institute of Development Studies (IDS) working paper 105, Brigton
IPCC (2001). Climat Change 2001: Impacts, Adaptation and Vulnerability. Intergovernanmental Panel on Climate Change, Cambridge University Press, Cambridge
Neto, I.R. (sd). Tecnologias Sociais: Conceitos e Perspectivas. Universidade Católica de Brasilia, Brasília
Orams, MB (1997)-The Effectiveness of Environmental Education: Can We Turn Tourists into ‘Greenies’? Progress in Tourism and Hospitality Research 3: 295–306
Pittock, A. B. (2005). Climatic Change. Turning up the heat. Earthscan, London
Rayner, S. and Malone, E. (1998). Human Choices & Climate Change. The Societal Framework. Battelle Press, Columbus
Sakellari, M & Skanavis, C (2013)-Sustainable tourism development: Environmental education as a tool to fill the gap between theory and practice. Int J Environ Sustain Dev 12(4):313-323