Análise de Circuitos

Conhecimentos de Base Recomendados

Matemática e Física

Métodos de Ensino

Aulas Teóricas, Orientações Tutoriais e Práticas Laboratoriais, todas presenciais.

– Realização com sucesso dos trabalhos laboratoriais propostos e respetivos relatórios;

Os conhecimentos que se pretende que os alunos adquiram são transmitidos e aplicados na resolução de questões nas aulas de orientação tutorial. Desta forma são colocados perante a necessidade de fazer julgamentos e decidir qual o melhor método para os resolver. São apresentados exemplos práticos em que os alunos são chamados a intervir na sua discussão e na procura de uma solução.

As aulas práticas de laboratório são fundamentais para aplicar os conhecimentos a questões práticas concretas que os alunos são obrigados a resolver o que permite desenvolver uma atitude profissional em relação ao trabalho. São estimulados a desenvolver hábitos de autoaprendizagem para a preparação prévia do trabalho.

Na escrita do relatório individual os alunos são levados a interpretar e discutir o significado físico dos resultados obtidos sendo, portanto, promovida também a troca de ideias.

Com estas metodologias de ensino são criadas as condições para que os assuntos desta unidade curricular sejam corretamente assimilados e consequentemente os objetivos de aprendizagem atingidos, permitindo o desenvolvimento do conjunto pretendido de competências genéricas e específicas.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular Análise de Circuitos introduz os conceitos fundamentais e basilares da Eletrotecnia. Assim, pretende-se que o aluno analise circuitos e dispositivos elétricos quer em corrente contínua, quer em corrente alternada, recorrendo aos métodos de resolução de circuitos.

A disciplina compreende ainda o ensino dos conceitos básicos de medição de grandezas elétricas e as suas relações mais importantes.

Fornecer as valências fundamentais associadas ao conhecimento das grandezas elétricas envolvidas na teoria de circuitos/estudo dos dispositivos lineares ativos e passivos.

Programa

Introdução aos circuitos elétricos.

Variáveis do circuito. Elementos do circuito.

Leis de Kirchhoff das tensões e correntes.

Métodos de análise de circuitos. Análise de circuitos DC. Teorema de Thévenin e Norton.

Condensadores e Bobinas.

Sinais sinusoidais e análise de circuitos de corrente alternada.

Componente Laboratorial Medição de correntes, Medição de tensões, Verificação experimental da Lei de Ohm e da Lei das malhas de Kirchhoff, funcionamento como fontes de corrente constante; Relações de proporcionalidade de tensões e de resistências, em circuitos série, e de correntes e condutâncias em ramos paralelos; Determinação e verificação experimental dos equivalentes de Thévenin e de Norton.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  1. MATTHEW SADIKU, CHARLES ALEXANDER, SARHAN MUSA, “Applied Circuit Analysis”, Science Engineering & Math;   McGraw-Hill Higher Education, 1 edition (1 July 2012).   ISBN-13: 978-0071317825.
  2. WILLIAM HAYT, JACK KEMMERLY, STEVEN DURBIN,  “Engineering Circuit Analysis”,  eighth edition,   McGraw-Hill Higher Education 2012. ISBN: 9780071317061
  3. H. ROBBINS AND W.C. MILLER, “Circuits Analysis: Theory and Practice”, 3rd Edition, Clifton Park, NY, Thomson, Delmar Learning, 2004.
  4. BESSONOV, L. “Electricidade Aplicada para Engenheiros”, Lisboa, Livraria Lopes da Silva, 1977
  5. BRANDÃO, DIOGO PAIVA L. “Electrotecnia Geral “, Gulbenkian Ed., 1987.
  6. C. K. ALEXANDER, M. SADIKU, “Fundamentals of Electric Circuits”, NY, McGraw Hill Science/Engineering/Math, 3rd Edition, 2006.
  7. EIDE, ARVID R. et. al, “Engineering- Fundamentals and Problem solving”, Mc- Graw-Hill International Sixth Edition, 2012.
  8. MATIAS, J. V. C. “Tecnologias da Electricidade”, 1º Vol., Lisboa, Didáctica Editora, 2001.