Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão leccionados em sessões de apresentação dos conceitos fundamentais que
lhe estão inerentes e do “estado da arte” sobre os mesmos. As sessões são complementadas por momentos
de pesquisa prática dos formandos em bases bibliográficas on-line e discussão na aula dos resultados
encontrados. É também solicitado aos estudantes a realização de trabalhos práticos de observação e
avaliação do comportamento motor na infância.
Usar-se-á o apoio da plataforma e-learning da escola e dos documentos referenciados para estudo dos
conteúdos programáticos.
A avaliação desta unidade curricular será realizada através de uma oral individual sobre os conteúdos
leccionados e de um trabalho realizado no âmbito de um teste ou escala de desenvolvimento motor.
Resultados de Aprendizagem
1.Conhecer as variáveis de aprendizagem e controlo motor e interpretar os seus efeitos na aquisição e
aprendizagem motora.
2.Identificar e classificar os tipos de medidas de erro de processo e produto.
3.Conhecer tipos de instrumentos de observação e análise do comportamento motor.
4.Conhecer os protocolos de aplicação de testes, baterias e escalas de desenvolvimento motor (KTK, TGMD,
PDMS, …)
Competências
5.Identificar, conhecer e interpretar a influência de diversas variáveis na aprendizagem e controlo motor nos
processos de aquisição, retenção e transfer de aprendizagem motora.
6.Identificar, conhecer e saber aplicar correctamente os diferentes tipos de medidas de erro de processo e
produto para avaliar comportamentos motores, em função dos instrumentos de observação e análise
seleccionados.
7.Identificar e ser capaz de seguir os procedimentos correctos prescritos pelos protocolos de aplicação de
testes, baterias e escalas de desenvolvimento motor (KTK, TGMD, PDMS, …)
Programa
1. Variáveis de aprendizagem e seus efeitos na aquisição e aprendizagem motora.
2. Medidas do processo e do produto (erros variável, constante e absoluto).
3. Instrumentos de observação, análise a avaliação referenciados a normas, referenciados a critério, e
orientados para o produto.
4. Técnicas de avaliação: técnicas de observação naturalista e medida do comportamento, testes e escalas de
desenvolvimento motor: AHEMD-SR (Affordances in the Home Environment for Motor Development), TGMD-II
(Test of Gross Motor Development), KTK (Kinder Test Kordinattion), Peabody developmental motor scales-2
(PDMS-2) e M-ABC (Movement Assessment Battery for Children).
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Realizada através de uma oral individual sobre os conteúdos - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Mendes R & Fonseca P (2008). Coordenação motora em crianças do 1º CEB: Relação entre as baterias de
testes motores KTK e M-ABC. Estudos do Desenvolvimento da Criança: Rio Maior: ESDRM
Neto, C. et al. (1990). Desenvolvimento e adaptação motora: colectânea de textos. Lisboa: UTL/FMH.
Neto, C. et al. (1982). Análise do comportamento motor: estudos de motricidade infantil. Lisboa: UTL/FMH.
Rodrigues, Luis & Gabbard, Carl (2009). Assessing motor affordances in the home environment. Saarbrucken:
VDM Verlag Dr Muller.
Ruiz peres, L. (1994). Deporte y aprendizaje: procesos de aquisición y desarrollo de habilidades. Madrid: Visor.