Métodos de Ensino
O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo participativo assente numa variedade de suportes de informação (slides, pequenos videos, oral, poster). A componente prática recorre ao estudo de caso e a exercícios de aplicação. Poderá também ocorrer palestras por orador(es) especialistas de cariz empresarial ou institucional, sobre tópicos da actualidade
Resultados de Aprendizagem
Os estudantes devem adquirir as seguintes competências:
(a) Compreende o conceito de sustentabilidade nas suas diferentes dimensões ambiental, social e económica. (b) Conhece os parâmetros básicos que influenciam a sustentabilidade no contexto de produção agrícola, relaciona-os com as diferentes práticas agrícolas e consegue explicar a sua relevância. (c) Conhece e sabe aplicar as ferramentas disponíveis para avaliar a sustentabilidade da agricultura (d) Domina o conceito de indicador de sustentabilidade e os processos adoptados para a sua construção. (e) Avalia a sustentabilidade de explorações agricolas em contexto real e propõe medidas que visem a transição para a sustentabilidade destas explorações.
Programa
1. O Conceito e as dimensões da sustentabilidade.
2. Sustentabilidade ambiental na agricultura: os recursos (solo, água, energia e biodiversidade), os meios de produção e as emissões.
3. Sustentabilidade social na agricultura: o emprego, a qualidade de vida e a cidadania.
4. Sustentabilidade económica na agricultura: a rendibilidade económica de actividades e sistemas de produção de agricultura biológica.
5. Ferramentas de análise de sustentabilidade. Análise do ciclo de vida. Indicadores e indíces. Metodologias de construção, selecção e validação de indicadores de sustentabilidade.
6. Aspectos práticos de incremento da sustentabilidade numa exploração agrícola.
Métodos de Avaliação
- - Continua (Teste) - 50.0%
- - Continua (Trabalho Prático) - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Brouwer, F. e Crabtree (eds) (1999). Environmental Indicators and Agricultural Policy. CABI Publishing.
FAO (2000). The State of Food and Agriculture: Lessons from the past 50 years. Roma, Food and Agriculture Organization.
OCDE (2003). Organic Agriculture: Sustainability, Markets and Policies. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
Saroja Raman (ed) (2006). Agricultural Sustainability: Principles, Processes, and Prospects.New York, The Haworth Press.
Pacini, C. et al. (2003). Evaluation of sustainability of organic, integrated and conventional farming systems: a farm and field-scale analisys. Agriculture, Ecosystems and Environment 95, 273-288.
Pannell, G. e Glenn, N. (2000) A framework for the economic evaluation and selection of sustainability indicators in agriculture. Ecological Economics 33, 135-149.
Rigby, D. e Cáceres, D. (2001). Organic farming and the sustainability of agricultural systems. Agricultural Systems 68, 21-40.
Vide FUC de Edição