Análise Económica do Comportamento do Consumidor

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são exigidos quaisquer conhecimentos base para além dos conhecimentos associados a uma licenciatura.

Métodos de Ensino

 

As aulas são teórico-práticas (TP)

Na abordagem das temáticas serão utilizados meios audiovisuais e digitais para apresentação dos conteúdos e exemplos que os ilustrem, bem como casos práticos e exercícios para fomentar a participação ativa.

Os métodos pedagógicos utilizados serão:

o expositivo, o interrogativo e o estudo de caso, possibilitando uma abordagem prática, ativa com interação dos alunos de modo a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos, bem como uma forte aproximação aos contextos de mercado atuais.

Resultados de Aprendizagem

O principal propósito desta disciplina é dotar os alunos de conhecimentos teórico-práticosrelativos ao consumo e ao consumidor e de técnicas que lhes permitam compreender o comportamento do consumidor e gerir processos de decisão de compra.

São objetivos específicos:

– Compreender e interpretar as razões psicológicas associadas ao consumo;

– Relacionar conhecimentos da área do comportamento do consumidor  com as perspetivas de  mercado.

– Estudar e compreender o processo de tomada de decisão de compra do consumidor.

 – Compreender a formação das preferências e a escolha racional do consumidor.

– Analisar como o altruísmo e outras motivações podem ser incorporadas no modelo de

escolha racional.

– Estudar  o comportamento do consumidor no contexto socioeconómico atual.

– Compreender a importância do consumo “amigo do ambiente”

 

No final da unidade curricular, os alunos devem estar capazes de:

– Conhecer o comportamento do consumidor atual e os tipos de consumo;

– Reconhecer os condicionantes  do comportamento do consumidor;

– Identificar e compreender os diferentes tipos de processos de decisão de compra;

– Gerir processos de decisão de compra de produtos e/ou serviços.

– Compreender a importância do consumo “amigo do ambiente”

Programa

 

1. O Estudo do comportamento do consumidor

1.1. Importância do estudo do comportamento do consumidor

2. A teoria do consumidor

2.1.As preferências e a escolha racional do consumidor

2.2. A procura individual e a procura de mercado

3. O processo de decisão de compra

3.1.  Elementos que influenciam a decisão de compra 

3.2.As diferentes etapas do processo de compra

3.3. A importância do constexto socio-económico 

4. O comportamento do consumidor face ao ambiente

4.1. Os produtos verdes

4.2. O  consumo “amigo do ambiente”

4.3. A importância do marketing verde no comportamento do consumidor

 

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

– Frank, R. (2014) “ Microeconomics and Behaviour”, McGrawHill.

– Mankiw, G. (2006) “Principles of Microeconomics”, South-Western College.

 – Schiffman, L., & Kanuk L. (2007). Consumer Behavior, 9th Edition. Pearson International Edition

– Solomon, Michael, Russel-Bennett, R., Previte, J. (2013), “Consumer behaviour”, Pearson.

– Minor, M., Donovan, T., & Mowen, J. (2014) . Consumer behavior. England, McGraw-Hill Education – Europe

   – Solomon, M., Russel-Bennett, R., & Previte, J. (2015). Consumer behavior: Buying, Having, and Being, 11th Edition. UK, Pearson Education.

 – Artigos científicos actuais selecionados pelo docente.

– Sebentas teóricas e práticas elaboradas pelo docente