Conhecimentos de Base Recomendados
Não são exigidos quaisquer conhecimentos base para além dos conhecimentos associados a uma licenciatura.
Métodos de Ensino
As aulas são teórico-práticas (TP)
Na abordagem das temáticas serão utilizados meios audiovisuais e digitais para apresentação dos conteúdos e exemplos que os ilustrem, bem como casos práticos e exercícios para fomentar a participação ativa.
Os métodos pedagógicos utilizados serão:
o expositivo, o interrogativo e o estudo de caso, possibilitando uma abordagem prática, ativa com interação dos alunos de modo a que haja facilitação para a criação de ideias e confirmação dos conteúdos apreendidos, bem como uma forte aproximação aos contextos de mercado atuais.
Resultados de Aprendizagem
O principal propósito desta disciplina é dotar os alunos de conhecimentos teórico-práticosrelativos ao consumo e ao consumidor e de técnicas que lhes permitam compreender o comportamento do consumidor e gerir processos de decisão de compra.
São objetivos específicos:
– Compreender e interpretar as razões psicológicas associadas ao consumo;
– Relacionar conhecimentos da área do comportamento do consumidor com as perspetivas de mercado.
– Estudar e compreender o processo de tomada de decisão de compra do consumidor.
– Compreender a formação das preferências e a escolha racional do consumidor.
– Analisar como o altruísmo e outras motivações podem ser incorporadas no modelo de
escolha racional.
– Estudar o comportamento do consumidor no contexto socioeconómico atual.
– Compreender a importância do consumo “amigo do ambiente”
No final da unidade curricular, os alunos devem estar capazes de:
– Conhecer o comportamento do consumidor atual e os tipos de consumo;
– Reconhecer os condicionantes do comportamento do consumidor;
– Identificar e compreender os diferentes tipos de processos de decisão de compra;
– Gerir processos de decisão de compra de produtos e/ou serviços.
– Compreender a importância do consumo “amigo do ambiente”
Programa
1. O Estudo do comportamento do consumidor
1.1. Importância do estudo do comportamento do consumidor
2. A teoria do consumidor
2.1.As preferências e a escolha racional do consumidor
2.2. A procura individual e a procura de mercado
3. O processo de decisão de compra
3.1. Elementos que influenciam a decisão de compra
3.2.As diferentes etapas do processo de compra
3.3. A importância do constexto socio-económico
4. O comportamento do consumidor face ao ambiente
4.1. Os produtos verdes
4.2. O consumo “amigo do ambiente”
4.3. A importância do marketing verde no comportamento do consumidor
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Frank, R. (2014) “ Microeconomics and Behaviour”, McGrawHill.
– Mankiw, G. (2006) “Principles of Microeconomics”, South-Western College.
– Schiffman, L., & Kanuk L. (2007). Consumer Behavior, 9th Edition. Pearson International Edition
– Solomon, Michael, Russel-Bennett, R., Previte, J. (2013), “Consumer behaviour”, Pearson.
– Minor, M., Donovan, T., & Mowen, J. (2014) . Consumer behavior. England, McGraw-Hill Education – Europe
– Solomon, M., Russel-Bennett, R., & Previte, J. (2015). Consumer behavior: Buying, Having, and Being, 11th Edition. UK, Pearson Education.
– Artigos científicos actuais selecionados pelo docente.
– Sebentas teóricas e práticas elaboradas pelo docente