Análise Estatística de Dados

Esta unidade curricular pressupõe conhecimentos básicos de Estatística, correspondentes à (s) unidade(s) curricular(es) de Estatística de uma licenciatura.

Componente teórica: Aulas com exposição de conteúdos interativa. Perguntas aos alunos durante a exposição.

Componente prática: Aprendizagem baseada em resolução de problemas, com suporte informático.

Esta unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos de conhecimentos no domínio das técnicas estatísticas univariadas, bivariadas e multivariadas de análise de dados.

O estudante deve ser capaz de:

– realizar análises estatísticas univariadas, bivariadas e multivariadas, com recurso a software estatístico.

– selecionar e aplicar diversas técnicas estatísticas, de modo a obter resultados que suportem e apoiem a tomada de decisão em ambientes de incerteza.

1.Notas de Estatística

1.1 Revisão de conceitos básicos de Estatística

1.2 Estimação e testes de hipóteses

2. Estatística Multivariada

2.1 Análise fatorial

2.2 Análise de regressão

Bibliografia Fundamental

Maroco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS Statistics. 8ª Edição, ReportNumber.

Alwan, L. C., Craig, B. A. and McCabe, G.P. (2020). The Practice of Statistics for Business and Economics, 5th Edition. Macmillan Learning.

Newbold, P., Carlson, W. and Thorne, B. (2019). Statistics for Business and Economics, 9th Edition. Pearson.

Bibliografia Complementar

Hair, J.F., Black, W.C., Babin, B.J., Anderson, R.E. (2019). Multivariate Data Analysis, 8th Edition. Cengage.

Anderson, D.R., Sweeney, D.J. and Williams, T.A. (2000). Estatística Aplicada à Administração e Economia. Pioneira

Maroco, J. (2014). Análise de Equações Estruturais – Fundamentos teóricos, Software e Aplicações. Report Number

Hill, M., Hill. A. (2012). Investigação por questionário, 2.ª edição revista e corrigida. Edições Sílabo.