Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Metodologia de ensino e avaliação:
i) sessões teórico-práticas, com uma componente expositiva e de análise e discussão de casos.
ii) sessões práticas com a possibilidade de aplicar os conceitos adquiridos.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a)participação em aula: 15%
b) realização de uma análise-diagnóstico à cultura de uma organização à escolha: 30% (mínimo, 9,5)
c) realização de uma análise-diagnóstico ao sistema de comunicação da mesma organização: 30% nota mínima 9,5)
d) um teste: 25% (nota mínima = 7,5 valores)
AVALIAÇÃO POR EXAME
Será baseada na realização de três provas: um teste escrito no final do semestre, correspondendo a 50% da nota e dois trabalhos, em grupo, idênticos aos da avaliação contínua (30+20% da nota) com as mesmas condições. Os trabalhos prático devem ser submetidos à apreciação da docente, antes da data do exame
Resultados de Aprendizagem
• Conhecer e compreender o processo das Relações Públicas nas suas múltiplas etapas.
• Identificar a necessidade de uma investigação para a eficácia do processo de tomada de decisão em Relações Públicas.
• Identificar e interpretar os materiais que constituem o discurso institucional.
• Saber interpretar e transmitir as posições de gestão em consonância com a estratégia e a imagem da organização
Programa
1. Contextos da Análise Estratégica em Relações Públicas: importância e implicações para a pesquisa
2. Perceber a organização a partir de dentro: a cultura organizacional, públicos e stakeholders e auditoria interna da comunicação.
3. Perceber a organização a partir da envolvente externa: stakeholders externos e pesquisa de imagem
Métodos de Avaliação
- - Trabalho de análise à cultura - 30.0%
- - Assiduidade e Participação - 15.0%
- - Trabalho de análise ao Sistema de Comunicação - 30.0%
- - Frequência - 25.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Exame - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Austin. E. W & Pinkleton B. E. (2015). Strategic Public Relations Management. NY: Routledge.
– Gregory A. (2015). Planing and Managing Public Relations Campaigns: a strategic approach. London. Kindle Editions ( 4ª Edition).
– Heath R. L. (Ed) (2010). Handbook of Public Relations. Sage Publications.
– Grunig J. E. & Hunt, T. (2003). Direccion de Relaciones Públicas. Madrid: Gestion 200
– Smith, R. D. (2020). Strategic planning for public relations. Routledge.
– Thévenet, M. (1997), “Cultura de empresa – Auditoria e mudança”. Lisboa: Monitor. [ESEC 658/85]0