Análise Sensorial

Conhecimentos de Base Recomendados

não aplicável

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular é utilizada uma metodologia expositiva, complementada pela realização de
demonstrações práticas, experiências pelos estudantes e pela realização de trabalhos em aula no laboratório de
análise sensorial.A avaliação contínua é feita através de testes escritos, relatórios individuais dos estudantes e
pela presença e avaliação da participação dos estudantes nas sessões práticas.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que com esta unidade curricular (UC) os estudantes consigam
explicar as bases físico-químicas e psico-fisiológicas subjacentes à análise
sensorial e planear e executar provas de análise sensorial, sendo também,
capazes de analisar e reportar os resultados corretamente, sob a forma de
relatório.

Programa

Módulo I. Bases físico-químicas e psico-fisiológicas da análise sensorial

1.1 Caracterização do sentido da visão e abordagem à cor nos alimentos – compostos químicos responsáveis
e sistemas de avaliação da cor;

1.2. Caracterização do sentido do gosto (paladar) e abordagem aos constituintes químicos nos alimentos
responsáveis pelo seu sabor;

1.3. Caracterização do sentido do olfato e abordagem aos constituintes químicos nos alimentos responsáveis pelo seu aroma e flavour. Introdução às técnicas mais recentes de avaliação de compostos voláteis, nomeadamente a cromatografia gasosa-olfactometria e o nariz eletrónico;

1.4. Definição de textura nos alimentos e descrição dos principais atributos de textura.

Módulo II. Avaliação sensorial

2.1. Condições para a realização de avaliação sensorial;

2.2. Provas afectivas, discriminativas e descritivas;

2.3 Avaliação estatística dos resultados das provas sensoriais.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Lidon F e Silvestre M.M. Indústrias Alimentares – Aditivos e Tecnologia. Lisboa, Portugal: Escolar Editora,
2007.
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Coultate T.P. Alimentos. Quimica de sus componentes. Zaragoza: Acribia, 1986.
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