Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Aulas: TP, expositiva e prática de atividade física e Desportiva (AFD) experimental; PL, avaliação em AFD. UC de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores]: 1. 40%: Prova prática/apresentação oral; 2. 50%: Prática experimental e avaliação em AFD; 3. 10%: Participação presencial em aulas PL (sem tolerância horária inicial face à hora e local notificados). Avaliação frequência/contínua/periódica: Aprovado se classificação ≥60% em 2 e ≥80% em 3. Avaliação exame (recurso/melhoria/especial): se cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame [ponto 8 do 13.º artigo do Regulamento Académico do 1.º Ciclo de Estudos ( se classificações em 1 ≥30%; em 2. ≥50% ; em 3. ≥ 80%. Exame com provas teórica (40%/100%) e prática (60%/100%). Admissão oral: cf. com $.
Resultados de Aprendizagem
1. Adquirir conhecimentos sobre objetivos, conceitos e fundamentos da Animação e Recreação Desportiva (ARD)
2. Identificar o perfil, as funções e a formação dos profissionais em AR Desportiva
3. Compreender o enquadramento legal das AR Desportiva
4. Conhecer modelos de organização de sessões de AR Desportiva e de organização de torneios com equipas
5. Vivenciar práticas corporais, Atividade Física e Desportiva a serem implementadas em sessões de AR Desportiva
6. Conhecer boas práticas de AR Desportiva com vista à promoção da atividade Desportiva e Física em contexto lúdico e a estilos de vida saudáveis
7. Demonstrar melhoria do nível de desempenho motor em habilidades de coordenação e competência motora e de condição física
8. Compreender o processo de coadjuvação na dinamização de atividades de AR Desportivas promovidas por profissionais de Ciências do Desporto.
Programa
1. Conceitos e fundamentos da Animação e Recreação Desportiva (ARD)
1.1. Origem, conceitos e fundamentos
1.2. perfil, as funções e formação dos profissionais animação e recreação desportiva e em atividades física e lúdicas-motoras
1.3. Enquadramento legal das Atividades de Animação e recreação desportiva
1.4. Modelo de sessão de AR Desportiva e de organização de torneio de equipas
2. Práticas corporais, Atividade Física e Desporto em AR Desportiva
2.1. Jogos: 1) cooperativos, 2) equipa pré-desportivos; 3) tradicionais portugueses
2.2. Percursos e circuitos: 1) orientação; 2) natureza; 3) condição física; 4) Habilidade Gímnicas; 5) Habilidades de deslocamento e equilíbrio; Habilidades de Perícia e Manipulação; 6) Atletismo; 7) Coordenação Motora; 8) Capacidade percetivo-motoras.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
• Fundação Vale (2013). Caderno de esporte: Pedagogia da cooperação . Brasil. Ver em caderno-de-esporte-12-pedagogia-cooperacao.pdf https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000225005 – Fundação Vale – Brasil.
• Huizinga, J. (1999). Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva.
• Lança, R. (2004). Animação Desportiva e Tempos Livres, uma perspectiva de organização. Lisboa: Editorial Caminho.
• Lança, R. (2007). O Desporto e o Lazer. Lisboa: Editorial Caminho.
• Mendes, R., & Dias, G. (2013). Vamos aprender com jogos tradicionais portugueses. Santa Comba Dão: Edições Convite à Música. Ortí, J. (2004). La animación deportiva, el juego y los deportes alternativos. Barcelona:Inde.
• Ramos, A. et al (2001). Animação desportiva para jovens. Coimbra: Almedina.