Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais:
– Componente teórica – exposição oral orientada para os conteúdos previstos, recorrendo a recursos multimédia;
– Componente prática – exercícios práticos de exploração e consolidação dos conteúdos da unidade curricular;
– Componente teórico-prática – estudo e apresentação de obras/produções.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer os princípios básicos do discurso da imagem animada e do design gráfico animado.
2. Aquisição de conhecimentos teóricos relativos aos princípios do motion design, ao seu estado de arte, aplicabilidade e suportes.
3. Compreender e aplicar as metodologias de projeto adequadas para a produção de obras de design gráfico animado (motion design).
4. Desenvolver competências práticas orientadas à edição multidisciplinar do motion design: elementos tipográficos; infográficos; videográficos; e áudio, de forma criativa e com sentido estético.
Programa
1. INTRODUÇÃO À DISCIPLINA, ESTADO DA ARTE E MOVIMENTOS PERCURSORES
1.1 Fenómenos da animação e princípios da animação.
1.2 Contextualização teórica da história da animação e seus autores.
1.3 Principais precursores do motion design, influência da animação no design gráfico e vice-versa.
2. MOTION GRAPHICS NA CONTEMPORANEIDADE
2.1 Motion Graphics- evolução da disciplina e principais autores.
2.2 Áreas de ação e principais meios.
3. COMPETÊNCIAS PRÁTICAS
3.1 Práticas de oficina de animação gráfica: composição gráfica, tipográfica e videográfica.
3.2 Preparação e planeamento de obra de motion design (Pré-produção): conceito; narrativa; storyboard; concept art; mídias.
3.3 Desenvolvimento de obra de motion design (Produção): captura e recolha de mídias, edição de conteúdos; sonoplastia; mixagem de meios.
3.4 Finalização de obra de motion design (Pós-Produção): sincronização; efeitos especiais, correção de cores, renderização e mídias de difusão.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Componente Teórica - 50.0%
- - Componente Prática - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25.0%
- - Trabalho de Grupo - 65.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Abbado, A. (2016). Visual Music Masters: Abstract Explorations of Past and Present Artists. Skira.
Beckerman, H.(2003). Animation The whole story. Allworth Press.
Cantor, J.& Valencia, P. (2004). Inspired 3D Short Film Production. Thomson Press.
Castro, I. (2004). Conversas sobre Animação Portuguesa. Cinemateca portuguesa.
Crook, I. & Peare, P. (2016.) Motion Graphics: Principles and Practices from the Ground Up. Fairchilld Books.
Furniss, M. (2008). Art in Motion: Animation Aesthetics. John libbey & Company.
Heller, S. & Womack, D. (2008). Becoming a Digital Designer. John Wiley & Sons, Inc.
Heller, S. & Dooley, M (2008). Teaching Motion Design: Course Offerings and Class Projects from the
Leading Graduate and Undergraduate Programs. Allworth Press.
Lucena, J. (2006). Arte da animação. Técnica e estética através da história. Editora Senac.
Williams, R. (2009). The Animator’s Survival Kit. Faber and Faber.