Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular a metodologia de trabalho será, predominantemente, prática. No entanto, recorrer-se-á a exposições teóricas por parte do docente, com vista a promover o aprofundamento teórico dos conteúdos.
As diferentes atividades propostas serão desenvolvidas individualmente, em pequeno e/ou grande grupo tendo como objetivo a aquisição gradual de conhecimentos e capacidades que permitam a sua intervenção no âmbito da sua futura atividade profissional com idosos.
Resultados de Aprendizagem
1. Ter conhecimento das possibilidades de práticas de atividades teatrais com idosos.
2. Compreender os benefícios das atividades dramáticas como meio de desenvolver capacidades ao nível da auto-expressão, autoconfiança e de cooperação.
3. Identificar eventos, instituições ou formadores que possam desenvolver atividades dramáticas com grupos de idosos.
4. Desenvolver a sensibilidade para selecionar espetáculos teatrais adequados a grupos de população seniores.
Programa
1. Desenvolvimento de competências e alteração de comportamentos e atitudes através das actividades dramáticas: cooperação, comunicação, auto-expressão.
2. Jogos e exercícios a partir de diferentes indutores.
3. Introdução à especificidade do espetáculo de teatro.
4. Programação de atividades teatrais com idosos.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - B) Atividade teórico-prática - Elaboração e apresentação de uma proposta fundamentada de atividades dramáticas com idosos. - 40.0%
- - A) Atividades práticas - Participação, desempenho e evolução dos estudantes nas tarefas e atividades propostas nas aulas. - 60.0%
- - Prova Teórico-Prática - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Balazard, S., & Gentet- Garvasco, E.(1996). Pratiquer le théâtre, de l’expression à la creátion théâtrale. Paris: Armand Colin.
Bermejo García, L. (2005). Gerontologia educativa: cómo diseñar proyectos educativos com personas mayores. Buenos Aires: Panamericana.
Lima, M. Pedroso de (2010). Envelhecimento(s). Coimbra: Imprensa da Universidade.
Lima, M. Pedroso de (2004). Posso Participar? Actividades de desenvolvimento pessoal para idosos. Porto: Âmbar.
Novelly, M. C. (1998). Jogos teatrais, exercícios para grupos e sala de aulas. São Paulo: Papirus Editora.
Ribeiro, Ó. (2011). Manual de Envelhecimento Activo. Lisboa: Lidel.
Spolin, V. (2001). Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva.