Animação Turística

Resultados de Aprendizagem

Entender o conceito de animação, a sua importância e a sua aplicação no turismo natureza e nas atividades de interpretação; planear e implementar projetos de animação; conhecer a diversidade de atividades de animação turística, a sua aplicabilidade a cada situação, considerando os objetivos, destinatários, estratégias, e os respetivos requisitos humanos e materiais necessários para a sua implementação; integrar as diversas atividades de animação.

Programa

1. O conceito de animação para o turismo; 2. Classificação das atividades de animação; 3. Animação e educação; 4. A comunicação na animação turística; 5. O planeamento de atividades de animação; 6. Enquadramento legal e legislação da animação turística; 7. Animação turística e atividades de interpretação da natureza e dos espaços rurais; 8. Perfil do animador turístico.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Almeida, P; Araújo, S (2012). Introdução à Gestão da Animação Turística. Lisboa: Lidel. Almeida, A; Costa, LP (Edis.). (2007). Meio Ambiente, Esporte, Lazer e Turismo: Estudos e Pesquisas no Brasil 1967-2007 (Vol. 1, 2, 3). Rio de Janeiro: Editora Gama Filho. Fraga, A (Coord.) (2005). Manual para o Investidor em Turismo de Natureza. Bensafrim: Vicentina – ADS. Pereira, O; Gonçalves, P; Dias, F (2012). Manual de Animação Turística e Cultural. Lisboa: Media XXI. Pigram, J; Jenkins, J (2007). Outdoor Recreation Management. USA: Routledge. Redmond, K et al. (2010). Quality Lesson Plans for Outdoor Education. Champaign: Human Kinetics. Silva, F et al. (2000). Segurança em actividades de Aventura. Lisboa: CEFD Turismo de Portugal (2006). Produtos Estratégicos: Turismo de Natureza. Lisboa: Turismo de Portugal.