Aplicaçãos Móveis

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Não disponível.

 

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular o aluno deverá ficar habilitado a:
1. Interpretar tecnologias e sistemas operativos para dispositivos móveis;
2. Executar aplicações para dispositivos móveis com base no sistema operativo Android;
3. Descrever a importância da usabilidade em interfaces móveis.

Programa

1.Introdução à computação móvel
– Dispositivos móveis
-Sistemas operativos para dispositivos móveis
-Desenvolvimento de aplicações móveis: Usabilidade
2. Introdução ao sistema operativo Android
– História e versões
-Arquitetura e camadas de software
-O ecossistema Android
-Distribuições Android
3. Android Development Tools
-Android Studio
-Android Virtual Device (AVD)
-Criação e configuração de AVDs
4. Desenvolvimento de aplicações Android
-Ciclo de vida das Activities
-Elementos da interface gráfica: TextView, EditText, Buttons, etc.
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-Layout da interface gráfica
5. Android Activities e Intents
-Invocação de Activities
-Passagem de dados entre Activities
6. Processamento em background em Android:
-AsyncTask and AsyncTaskLoader
-Internet connection
-Broadcasts
-Services
7. Alertas e Tarefas agendadas
-Notificações
-Alarmes
– Transferência de dados de forma eficiente
8. Armazenamento de dados:
– Shared preferences
– SQLite

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Darwin, I. F. (2017). Android Cookbook: Problems and Solutions for Android Developers. ” O’Reilly Media, Inc.”.
Griffiths, D., & Griffiths, D. (2017). Head First Android Development: a brain-friendly guide. ” O’Reilly Media, Inc.”.
Meier, R., & Lake, I. (2018). Professional Android. John Wiley & Sons.
Wickham, M. (2018). Practical Android. Apress