Aplicações Informáticas e Estatísticas

Utilização do Microsoft Office. Análise preliminar de dados e representação gráfica.

O estudo individualizado engloba resolução de exercícios práticos propostos em fichas, trabalhos práticos em folhas de cálculo e utilização de software específico.

O objectivo desta unidade curricular é promover a aquisição de conhecimentos e competências que permitam ao estudante:

a) Conhecer os fundamentos dos sistemas de informação;

b) Utilizar as principais ferramentas do escritório electrónico;

c) Utilizar as principais ferramentas para gestão de clínicas veterinárias;

d) Identificar e recolher dados qualitativos/quantitativos relevantes para o caso em estudo;

e) Seleccionar técnicas de análise estatística apropriadas para descrição dos dados disponíveis;

f) Organizar numérica e graficamente os resultados da utilização de diferentes metodologias estatísticas;

g) Interpretar correctamente resultados numéricos e gráficos;

h) Utilizar programas de análise de dados (Ex. Microsoft Excel / SPSS – Statistical Package for Social Sciences).

1. Sistemas de tratamento da informação.

2. Processamento de texto; folha de cálculo; outras tecnologias de informação.

3. Gestão de processos de agendamento, consulta e hospitalização em clínicas veterinárias; gestão de processos de facturação, inventário e marketing em clínicas veterinárias.

4. Estatística descritiva.

5. Análise de variância.

6. Análise de regressão.

Marakas, G.M.; O’Brien, J.A. (2013) Introduction to Information Systems. McGraw-Hill/Irwin.

Bernardo, M.R.; Negas, M.C. & Isaías, P. (2017) Excel Aplicado. FCA.

Lambert, J. & Lambert S. (2015) Microsoft Word 2016 Step by Step. MICROSOFT PRESS, U.S.

Levine, D.; Stephan, D. & Szabat, K. (2016). Estatística: Teoria e Aplicações usando o Microsoft Excel em Português. LTC Editora.

Murteira, B.; Ribeiro, C.S.; Silva, J.A.; Pimenta, C. & Pimenta, F. (2015). Introdução à Estatística. Escolar Editora.

Hall, A.; Neves, C. & Pereira, A. (2011). Grande Maratona de Estatística no SPSS. Escolar Editora.