Arte, Cultura e Educação

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão em
duas componentes pedagógicas fundamentais:
– Componente teórica – exposição oral e estudo centrados nos conteúdos previstos;
– Componente teórico-prática – realização de exercícios de aplicação dos saberes adquiridos.
A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Participação presencial – peso de 20% na avaliação global;
– Trabalho de grupo – peso de 30% na avaliação global;
– Trabalho individual – peso de 50% na avaliação global.
EXAME
– Componente teórica – peso de 50% na avaliação global do exame;
– Componente prática – peso de 50% na avaliação global do exame.

Resultados de Aprendizagem

3.1 Conhecer e compreender a evolução histórica das artes e suas correlações teóricas.
3.2 Interpretar a arte nos planos conceptual, cultural e educacional.
3.3 Considerar o papel da arte no âmbito de diferentes relações e dinâmicas interdisciplinares.

Programa

4.1 Introdução à história e teoria da arte.
4.2 Arte e educação – dimensões material e imaterial do património.
4.3 Arte e (inter)disciplinaridade.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho individual - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
Exame
  • - Componente prática - 50.0%
  • - Componente teórica - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Caeiro, M. (2014). Arte na Cidade – História Contemporânea. Círculo dos Leitores
Arriaga, I. (2005). Teorías y Prácticas en Educación Artística. Octaedro.
Janson, H. (2010). A nova história da arte de Janson. Fundação Calouste Gulbenkian.
Hernandez, F. (2003). Educación y Cultura Visual. EUB.
Gillet, J. (2006). La animación en la comunidad: Un modelo de animación socioeducativa. Editorial Grao.