Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:
i) sessões teóricas expositivas (introdutórias),
ii) sessões práticas de análise e discussão de casos bem como de aplicação em contexto de aula;
A avaliação contínua inclui: Dois trabalhos de grupo – (1) Ponto I do programa: apresentação oral sobre um dos tópicos aplicados a um caso prático (25%); (2) Pontos II e III (60%): projecto de desenvolvimento de uma proposta de Comunicação Institucional a partir de um briefing fornecido pelo Docente; Presença e participação nas aulas (15%).
A avaliação por exame será baseada na realização de uma prova escrita (40% da nota final), na época prevista pela ESEC e por dois trabalhos individuais. O primeiro referente ao Ponto I do programa, com a apresentação por escrito sobre um dos tópicos aplicado a um caso prático, o segundo referente aos pontos II e III do programa, com a elaboração de uma análise à política de comunicação institucional de uma empresa à escolha (20+40%).
Resultados de Aprendizagem
– Saber estabelecer os canais de comunicação para recolha do feedback junto dos públicos;
– Saber concretizar os conceitos de: cidadania, vizinhança, credibilidade, e responsabilidade social da empresa em ações de comunicação e de Relações Públicas e saber interpretar o processo de formação da imagem institucional;
– Saber identificar a configuração pública das organizações;
– Saber articular a informação recolhida e integrá-la no discurso institucional.
Programa
I – A dimensão informativa das organizações
a) Modelos da Propaganda e das Relações Públicas: impacto na emergência do conceito de Comunicação Institucional.
b) Mercado económico e mercado informativo: interacção.
c) A organização enquanto entidade radicalmente humana.
d) Retórica empresarial: a legitimação pelo discurso
II – Conceito de identidade institucional
a) Conteúdos: valores institucionais, cultura e história empresarial.
b) Objectivos: a questão da imagem pública das organizações.
c) Destinatários: parceiros de negócio. Modelos de comunicação (de pirâmide a rede. Comunicação excelente). Relações informativas promovidas pela comunicação institucional.
d) Manifestações tangíveis e intangíveis: elementos físicos e gráficos; assinatura institucional.
e) Meios da comunicação institucional.
III – Compreensão da personalidade empresarial/construção da mensagem institucional: trabalho prático.
Métodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%
- - Exame - 40.0%
- - Assiduidade e Participação - 15.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 85.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Christensen, L.; & Cornelissen, J. (2017). Construindo pontes entre a Comunicação Organizacional e a Comunicação Corporativa: revisão, desenvolvimento e olhares para o futuro. Revista Mediapolis 4(2017). https://doi.org/10.14195/2183-6019_4_2
Cornelissen, J. (2020). Corporate communications. 6th edition. SAGE.
Enriquéz, C. (2001). Introducción a la comunicación institucional. Ariel Comunicación.
Grunig, J. (ed.) (2008). Excellence in Public Relations and communication management. Routledge.
Van Riel, C. e Fombrun, C. (2007). Essentials of corporate communication. Routledge.
Villafañe, J. (1998). Imagem positiva – gestão estratégica da imagem das empresas. Colecção Gestão. Sílabo.