Métodos de Ensino
Sendo uma disciplina que pretende oferecer tanto as bases teóricas como a introdução às aplicações práticas das mesmas a metodologia a utilizar terá como base um processo de “explicação-exemplificação” em que todas as matérias culminarão num trabalho prático, individual ou em grupo, em que o mesmo fará parte do processo de avaliação. Desta forma os alunos poderão aplicar os conhecimentos adquiridos imediatamente após a exposição dos mesmos e ser avaliados de forma contínua e individualizada por cada conteúdo apresentado. Será também realizado um teste final em que serão avaliados os conteúdos de forma mas geral.
Critérios de Avaliação
– 40% Avaliação contínua (assiduidade,pontualidade, prestação nas aulas) – 15% Teste Final
– 20% Trabalho individual (Biblioteca de Som)
-25% Trabalhos de Grupo (Aulas Práticas)
Resultados de Aprendizagem
Os objectivos desta unidade curricular são:
a) Conhecer, compreender e saber montar, manter e desmontar o equipamento de som a um evento.
b) Conhecer as características do sinal de áudio, analógico e digital, princípios e características de difusão.
c) Analisar e avaliar aspectos relacionados com o endereçamento do sinal de áudio.
d) Saber escolher e utilizar o material adequado a uma determinada situação de captação de áudio.
e) Conhecer e saber aplicar as diversas técnicas de captação áudio mono e multiponto, aplicadas a instrumentos, vozes e ambientes sonoros
Programa
1. Sinal de Audio: Características e tipos de sinal
Áudio enquanto ondas sonoras, sinal analógico e sinal digital
Variações de tipologia de sinal conforme conforme os pontos no sistema. Introdução à gravação de áudio em plataformas digitais (Reaper).
2. Microfones e os seus diversos tipos.
3. Microfones direcionais e omnidirecionais (Padrões polares). 4. Técnicas de Captação (Mono, stereo, Multiponto).
5. Sistema de Sonorização e seus elementos constituintes.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 15.0%
- - Trabalho Individual (Biblioteca de Som) - 20.0%
- - Trabalhos de Grupo (Aulas práticas) - 25.0%
- - Assiduidade e Participação - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Biederman, R., & Pattison, P. (2014). Basic live sound reinforcement: A practical guide for starting live audio.
Focal Press, Taylor & Francis Group. Corey, J. (2010). Audio production and critical listening: Technical ear training.
Focal Press. Davis, G., & Jones, R. (1988). The sound reinforcement handbook (2nd ed.). Yamaha. Eargle, J. (2002). Audio engineering for sound reinforcement. JBL publications.
Everest, F. A., & Pohlmann, K. C. (2021). Master handbook of acoustics (7th ed.).
McGraw-Hill Education. Kaye, D., & Lebrecht, J. (2000). Sound and music for the theatre: The art and technique of design.
Focal Press. McCarthy, B. (2016). Sound systems: Design and optimization (3rd ed.).
Focal Press. Rayburn, R., & Eargle, J. (2012). Eargle’s microphone book: From mono to stereo to surround: a guide to microphone design and application.
Focal Press. Self, D. (2009). Audio engineering.
Newnes/Elsevier. Toole, F. (2017). Sound reproduction: The acoustics and psychoacoustics of loudspeake