Conhecimentos de Base Recomendados
O aluno deve ter conhecimentos de realização e interpretação do audiograma tonal simples, do audiograma vocal, do timpanograma e das otoemissões acústicas.
Métodos de Ensino
Aulas expositivas e pequenos trabalhos de grupo em sala de aula.
Rastreios e acções de sensibilização na comunidade.
Resultados de Aprendizagem
Adquirir conhecimentos sobre conceitos básicos aplicados em saúde pública e em promoção da saúde e sua
possível utilização na Audiologia;
Adquirir conhecimentos sobre os rastreios audiológicos nas diferentes faixas etárias;
Introdução ao estudo do processamento auditivo central (intervenção na comunidade).
Programa
APRESENTAÇÃO DA UNIDADE CURRICULAR E MARCAÇÃO DE DATAS E METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO – 2 HORAS
1. CONCEITOS GERAIS: – 4 HORAS
SAÚDE
DEFICIÊNCIA
INCAPACIDADE
DESVANTAGEM
Classificação Internacional de Funcionalidade (ICF)
2. RASTREIOS AUDIOLÓGICOS – 2 HORAS
DEFINIÇÃO DE RASTREIO
..VALIDADE DE UM TESTE E CONCEITOS ASSOCIADOS:
….PREVALÊNCIA
….INCIDÊNCIA
….FALSOS POSITIVOS
….FALSOS NEGATIVOS
PREVALÊNCIA EM DIFERENTES GRUPOS ETÁRIOS DE:
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
VERTIGEM
ACUFENOS
ALTERAÇÕES DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
IMPACTO-PSICO-SOCIAL DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA, VERTIGEM E ACUFENOS E SUA MEDIÇÃO
.. QUANDO RASTREAR
.. COMO ORGANIZAR UM RASTREIO
.. AVALIAÇÃO
3. RASTREIO AUDITIVO NEO-NATAL: Realidade Belga, Americana e Portuguesa – 3 HORAS
OBJETIVO
TÉCNICAS UTILIZADAS
….OTOEMISSÕES ACÚSTICAS
…. POTENCIAIS EVOCADOS AUTOMÁTICOS
.. PROFISSIONAL QUE O DEVE REALIZAR E COORDENAR
ENCAMINHAMENTO
GRUPO DE RASTREIO E INTERVENÇÃO DA SURDEZ INFANTIL (GRISI)
4. RASTREIO ESCOLAR E PRÉ-ESCOLAR (CRIANÇAS 3-10 ANOS) – 3 HORAS
OBJETIVO
TÉCNICAS UTILIZADAS
….OTOSCOPIA
….TIMPANOGRAMA
….RASTREIO DE AUDIÇÃO
….POSSÍVEL PAPEL DAS OTOEMISSÕES NESTE TIPO DE RASTREIO
ENCAMINHAMENTO
5. RECONHECIMENTO E INTERVENÇÃO NAS PERTURBAÇÕES DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL EM MEIO ESCOLAR – 3 HORAS
6. O PAPEL DO AUDIOLOGISTA NA ESCOLA – 2 HORAS
7. O EXAME GLOBAL DE SAÚDE – 1 HORAS
8. JOVENS E JOVENS ADULTOS – 3 HORAS
PERIGOS PARA A AUDIÇÃO
..DOENÇA MENTAL VERSUS DEFICIÊNCIA MENTAL
..TRABALHADORES NO RUÍDO
CONSERVAÇÃO DA AUDIÇÃO
NORMAS E DECRETOS LEIS
9. A AUDIÇÃO NO IDOSO – 2 HORAS
10. PROJETOS AUDIOLÓGICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS – 3 HORAS
AVALIAÇÃO ESCRITA – 2 HORAS
AULAS PRÁTICAS:
Trabalho de investigação no laboratório de Audiologia e diversos rastreios e ações de sensibilização em escolas e centros de dia.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
PRIMÁRIA:
O estudante poderá consultar qualquer referência existente na biblioteca da ESTeSC, dependendo do tema da pesquisa que está a realizar.
SECUNDÁRIA:
Diversa bibliografia referida e cedida pela docente no decorrer das aulas.