Conhecimentos de Base Recomendados
Não existem conhecimentos de base recomendados.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas, em regime de ensino presencial com suporte informático, com explicação e discussão de matérias relevantes para a compreensão dos temas a abordar nas aulas laboratoriais.
Aulas laboratoriais, em regime de ensino presencial com suporte informático, com explicação de vários circuitos pneumáticos e hidráulicos e posterior construção e simulação dos mesmos recorrendo a software de simulação; aprendizagem em grupo, brainstorming.
Resultados de Aprendizagem
Sensibilizar os alunos para o papel relevante desempenhado pelos sistemas automáticos (pneumáticos e hidráulicos) em diversas aplicações.
Incentivar o desenvolvimento do trabalho experimental, nomeadamente a identificação de problemas que dele possam advir, a planificação das montagens e a análise crítica da informação obtida.
Desenvolver competências associadas ao trabalho experimental, nomeadamente a planificação e teste de circuitos, a identificação de problemas e a análise da informação.
Aplicar os conceitos teóricos na resolução de exercícios laboratoriais.
Programa
Parte Teórica:
1. Princípios gerais: Revisão de alguns princípios fundamentais de Mecânica de Fluidos. Trabalho, potência e rendimentos;
2. Resistências hidráulicas distribuídas e localizadas;
3. Fluídos hidráulicos: Principais propriedades. Fluidos hidráulicos especiais;
4. Vedantes: O-ringues, vedantes estáticos e dinâmicos;
5. Cilindros hidráulicos: Dimensionamento de um cilindro hidráulico;
6. Bombas / motores hidráulicos: Tipos de bombas / motores. Descrição e estudo;
7. Válvulas: Válvulas direcionais, reguladoras de pressão, reguladoras de caudal. Outros tipos;
8. Acumuladores hidráulicos: Tipos de acumuladores. Cálculo de um acumulador.
Parte Laboratorial:
1. Pneumática: Introdução. Explicação do princípio de funcionamento de vários elementos de trabalho. Simbologia. Explicação, construção e simulação prática de circuitos pneumáticos elementares e com recurso a software de simulação. Explicação, construção e simulação prática de circuitos pneumáticos avançados recorrendo ao método do Diagrama de Fases e com recurso a software de simulação.
2. Hidráulica: Introdução. Explicação do princípio de funcionamento de vários elementos de trabalho. Simbologia. Aplicações práticas de conceitos teóricos. Explicação, construção e visualização, com recurso a software de simulação, de circuitos hidráulicos elementares e avançados.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia recomendada:
BEIRÃO, P. (2021). Diapositivos em PowerPoint das aulas teóricas. ISEC (disponível na plataforma
académica InforEstudante)
BEIRÃO, P. (2021). Diapositivos em PowerPoint das aulas práticas. ISEC (disponível na plataforma
académica InforEstudante)
BEIRÃO, P. (2016). Automação (Aulas Teóricas). ISEC (disponível na plataforma académica
InforEstudante)
BEIRÃO, P. (2021). Automação (Aulas Práticas). ISEC (disponível na plataforma académica
InforEstudante)
GÖTZ, W. (1991). Hidráulica, Teoria e aplicações. Robert Bosch GmbH
MERKLE, D., SHRADER, B. & THOMES, M. (1990). Hydraulics basic level TP501 – Textbook. Festo Didactic
ZIMMERMANN, A. (1995). Hydraulics basic level – Workbook. Festo Didactic
OCKER, T. (1995). Hydraulics advanced level – Workbook. Festo Didactic
CROSER, P. (1989). Pneumatics basic level TP101 – Textbook. Festo Didactic
WALLER, D., WERNER, H. (1993). Pneumatics basic level – Workbook. Festo Didactic