Conhecimentos de Base Recomendados
Nada a assinalar.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino seguem uma sequência temporal que permite aos formandos adquirir os conhecimentos teóricos nas temáticas principais da Unidade Curricular. De forma a garantir que esses conhecimentos teóricos são interiorizados pelos formandos, segue-se o estudo de exercícios práticos exemplificativos. A cada passo são apresentadas as ferramentas computacionais utilizadas.
Nota: nas aulas de laboratório não é permita a utilização de telemóveis ou smartphones sem a autorização do professor.
Resultados de Aprendizagem
Conceber, projetar, executar e manter sistemas de automação industrial. Programar autómatos e equipamentos industriais eléctricos e pneumáticos. Capacidade de propor soluções técnicas junto do empregador ou cliente. Capacidade de escolha de soluções técnicas e sua argumentação ao empregador ou cliente no âmbito da automação. Executar e manter sistemas automáticos. Aplicar e programar sistemas de visão simples. Desenvolver sistemas de supervisão e sistemas HMI.
Programa
Programação de Autómatos – Grafcet I, II e III; codificação de Grafcet em Ladder; Normas IEC. Funções específicas associadas a diferentes fabricantes; Introdução à supervisão e interação – a importância dos sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition); Sistemas OPC (); sistemas HMI (Human-Machine Interaction); Equipamentos pneumáticos; Ferramentas de desenho elétrico para a área de automação industrial – projeto elétrico. Trabalhos práticos individuais e em grupo.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1 – Pires, J. N. (2019). Automação e Controlo Industrial. LIDEL;
2 – Oliveira, P. (2009). Autómatos Programáveis. Edições ETEP;
3 – Francisco A. (2015). Autómatos Programáveis. Edições ETEP;
4 – Ferreira, J. P. (2021). Enunciados dos trabalhos práticos e Slides. Coimbra: ISEC.