Avaliação de Investimentos

Conhecimentos básicos de contabilidade, calculo financeiro e finanças.

Nesta unidade curricular será exclusivamente assegurado horário de atendimento para apoio ao estudo e esclarecimento de dúvidas.

Esta unidade curricular pretende proporcionar aos alunos um conjunto de conhecimentos acerca dos principais elementos a considerar na avaliação de investimentos. São abordados os conceitos básicos (valor atual, capital investido, fluxo de caixa) a ser utilizados na análise de investimentos e métodos de avaliação tradicionais (VAL, TIR, IR e Pay-Back Period). A seleção de investimentos em situações específicas, a problemática da inflação, a análise do risco e incerteza e a influência das decisões de financiamento na avaliação de investimentos, serão objeto de uma análise aprofundada. É apresentado um novo paradigma na avaliação de investimentos baseado nas opções reais.
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de avaliar um investimento tendo em atenção os múltiplos fatores de avaliação que condicionam a decisão de investimento, de considerar as suas características particulares, a dimensão e a incerteza dos pressupostos assumidos.

1. Noções fundamentais de investimentos;
  2. Elaboração de projetos de investimento e planos de negócios;
  3. Elementos Necessários à Avaliação de Projetos de Investimento;
  4. Metodologias de avaliação e seleção de projetos;
  5. Interação das decisões de investimento e financiamento;
  6. Seleção de projetos de investimento sob circunstâncias específicas;
  7. Análise do Risco e da Incerteza

Avaliação periódica
  • - Exame - 50.0%
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
Avaliação recurso
  • - Exame - 100.0%
Avaliação final
  • - Exame - 100.0%

Brealey, R., Allen, F. & Myers, S. (2013). Princípios de Finanças Empresariais. (10ª Edição). McGraw-Hill.

Esperança, J. & Matias, F. (2009). Finanças Empresariais. (2ª Edição). Texto Editores.

Lopes, M. (2012). Elaboração e Análise de Projetos de Investimento. (3ª Edição). FEUP Edições.

Martins, A., Cruz, I., Augusto, M., Silva, P. & Gonçalves, P. (2016); Manual de Gestão Financeira Empresarial. (2ª Edição). Escolar Editora.

Soares, I., Moreira, J., Pinho, C. & Couto, J. (2015). Decisões de Investimento – Análise Financeira de Projetos. (4ª Edição). Edições Silabo.