Avaliação de Projetos de Desenvolvimento

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a aquisição pelos estudantes das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta na articulação de diversas metodologias: 1. Exposição oral; 2. Resolução de aplicações práticas (exercícios; análise de textos; estudos de caso); 3. Trabalho de terreno.

O aluno que complete com sucesso a unidade curricular deverá ser capaz de monitorizar e avaliar  ações e projetos de desenvolvimento. Em particular deverá desenvolver as seguintes competências:

1 – Seleciona métodos qualitativos e quantitativos de avaliação melhor adaptados a um determinado tipo de projeto

2 – Constrói e interpreta indicadores de avaliação de projetos de desenvolvimento

3 – Elabora relatórios de avaliação.

1. Avaliação: aspetos conceptuais

2. Métodos de recolha de informação para a Avaliação

3. Análise económica de projetos de investimento

3.1. Os princípio da Análise Custo-Benefício

3.2. Identificação e avaliação de custos e benefícios

3.2. Principais indicadores de viabilidade económico-financeira

3.4. Risco,  incerteza e sustentabilidade

3.5  A  aplicação da Análise Custo-Benefício a projetos de desenvolvimento

4. Metodologias alternativas à Análise Custo- benefício

5.     Aspetos práticos da avaliação

5.1.  Construção dos termos de referência em avaliação

5.2.  A condução da avaliação

5.3 Construção de relatório de avaliação

Avaliação Contínua
  • - Teste escrito - 40.0%
  • - Trabalhos práticos - 60.0%
Avaliação por exame
  • - Teste escrito - 100.0%

Brent, R. (1998).  Cost-benefit analysis for developing countries. Cheltenham, UK:  Edward Elgar Publ.

UNDP (2009). Handbook on planning, monotoring and evaluating for development results. United Nations Development Programe, New York: United Nations Development Programme.

ASDI (2003). Método do Quadro Lógico. Estocolmo. Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.
Brent, R. (1998). Cost-benefit analysis for developing countries. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publ.
IFAD (2015). Evaluation Manual, 2ª ed.. Rome: International Fund for Agricultural Development. [Disponível em https://www.ifad.org/documents/10180/bfec198c-62fd-46ff-abae-285d0e0709d6]
Shiefer, U., Bal-Döbel, L., Batista, A., Döbel, R., Nogueira, J., & Teixeira, P.(2006). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Método de Planeamento e Avaliação. Estoril: Principia Editora.
UNDP (2009). Handbook on planning, monotoring and evaluating for development results, United Nations Development Programe, New York: United Nations Development Programme. [Disponível em http://web.undp.org/evaluation/handbook/documents/ english/pme-handbook.pdf]